Projetos
Os projetos de pesquisa científica ou tecnológica da UEL são, atualmente, regidos pela Resolução CEPE 089/2021 .
Para ser um proponente de projeto de pesquisa, é necessário se enquadrar em um das características abaixo:
- docente efetivo;
- docente temporário ou professor Sênior ou em disposição funcional, desde que haja coincidência entre a vigência do projeto e o prazo do documento de vínculo com a UEL;
- professor orientador de estudante regularmente matriculado em Programa de Pós-Graduação Stricto sensu da UEL, mesmo que sem vínculo funcional com a instituição;
Os projetos de pesquisa são classificados nas modalidades:
- Projeto de Pós-graduação stricto sensu: pesquisa de dissertação ou tese desenvolvida por estudantes da UEL;
- Projeto de Pós-doutorado: pesquisa de pós-doutorado realizada na UEL;
- Projeto Tecnológico: pesquisa de desenvolvimento tecnológico e inovação caracterizado pela geração de novos produtos, processos ou patentes;
- Projeto Integrado: projeto integrado com ênfase em pesquisa;
- Projeto com fomento: projeto submetido por docente da UEL e aprovado por órgãos de fomento externo ou com apoio financeiro formalizado da iniciativa privada;
- Projeto Regular: projeto que não se enquadra nas opções anteriores.
Roteiro para elaboração de projetos
Relatório
A elaboração, entrega e avaliação de relatórios de projetos de pesquisa devem ser realizadas de acordo com a Instrução de Serviço ProPPG nº 004/2023.
A elaboração, entrega e avaliação de relatórios de projetos de pesquisa devem ser realizadas de acordo com a Instrução de Serviço ProPPG nº 004/2023.
Tabela de Avaliação
Quadro para avaliação de encerramento de Projetos de Pesquisa cadastrados
a partir de 17/12/2021
Tabelas de avaliação de relatório final de Projetos de Pesquisa cadastrados
até 16/12/2021
Relatório de Pesquisa
Relatórios da Pesquisa serão aceitos somente para projetos cadastrados a partir de 18 de dezembro de 2021, os quais deverão ser elaborados de acordo com a Resolução CEPE nº 089/2021 Art. 25 parágrafo §3°.
Formulários
A ATI está desenvolvendo novas funcionalidades do Sistema de Projetos para atender as necessidades de alterações em projetos cadastrados e aprovados em todas as instâncias.
Até essas funcionalidades estarem disponíveis para a comunidade acadêmica, a ProPPG receberá solicitações por intermédio do preenchimento e colheita de assinaturas nos formulários abaixo via e-Protocolo; encaminhado à ProPPG/Divisão de Projetos de Pesquisa, Iniciação Científica e Tecnológica.
- Inclusão de Colaborador docente em projeto
- Aumento de carga horária (apenas para docentes que já estão vinculados ao projeto com registro de carga-horária)
- Inclusão de Colaborador Estagiário Pós-doutoral
- Inclusão de Colaborador Externo
- Relatório de Colaborador Externo ou Estagiário Pós-doutoral
- Inclusão de Técnico Universitário
Solicitações que devem ser enviadas por e-mail pelo Coordenador do Projeto de Pesquisa ao endereço pesquisa@uel.br
- Inclusão de docente na função Consultor (informe: número do projeto, chapa e nome do professor)
- Inclusão de professor Senior (informe: número do projeto, chapa e nome do professor e função, colaborador ou consultor).
- Redução da carga horária (informe: quantidade de horas semanais a serem reduzidas, número do projeto, chapa e nome do professor)
Inclusão de colaboradores discentes, graduação e pós-graduação, são realizadas pelo Portal do Docente.
Relatório da participação de discentes de graduação e pós-graduação é iniciado pelo estudante no Portal do Estudante e concluída pelo orientador no Portal do Docente.
Links Úteis:
Sistema de Gestão de Projetos em Ensino, Pesquisa e Extensão
Consulta de Projetos de Pesquisa