Pesquisa

No âmbito da Pesquisa, a UEL consolida-se pela estreita relação com o ensino de Graduação e Pós-Graduação. Desde que a UEL instituiu e se organizou em Grupos e Linhas de Pesquisa, utilizando-as como uma das políticas de contratação e capacitação docente, avanços consideráveis foram obtidos na captação de recursos financeiros em editais de agências de fomento à pesquisa tais como  FINEP, CNPq, Fundação Araucária, MEC, MS, entre outras agências. A UEL tem tradição no recebimento de fomento direcionado ao fortalecimento da estrutura de pesquisa, tanto na forma de expansão física quanto no auxílio a projetos, bolsas e organização e participação em eventos. Os programas de iniciação científica e tecnológica são consolidados e contam com centenas de bolsas distribuídas a alunos de graduação, em adição às bolsas de pós-graduação (residências, mestrado e doutorado).

Em abril de 2018, a UEL contabilizou 368 Grupos de Pesquisa cadastrados e certificados pela instituição, na base do CNPq, e 684 linhas de pesquisa.

No ano de 2015 havia cerca de 850 projetos de pesquisa atualmente em andamento, nos quais se inserem 195 bolsistas produtividade (113 do CNPq e 82 da Fundação Araucária), cerca de 1.100 professores e 6.500 estudantes.

Recentemente a PROPPG viabilizou um anseio antigo da comunidade acadêmica da UEL e instituiu o Escritório de Apoio ao Pesquisador (EAPq). O EAPq tem como objetivo facilitar o acesso dos pesquisadores às diversas fontes de recursos para pesquisa, buscar informações precisas das agências financiadoras e orientar os interessados a montar seus projetos.

A UEL tem fortalecido a racionalização dos recursos na forma de laboratórios multiusuários, organizados na forma de uma CENTRAL MULTIUSUÁRIA DE LABORATÓRIOS DE PESQUISA (CMLP) e caracterizados por terem uma gestão central (regulamentada pela Resolução UEL – CA 088/2009) e abrigarem equipamentos de médio e grande porte compartilhados por diferentes linhas de pesquisa de diferentes departamentos e programas de pós-graduação. Além destes, a UEL conta com cerca de 250 outros laboratórios de pesquisa, muitos deles consolidados nacionalmente e internacionalmente, que também atendem diferentes projetos, disciplinas e programas de pós-graduação.