Sobre o Serviço Social

A Divisão de Serviço Social – DSS do SEBEC atua na defesa e garantia de direitos sociais, na gestão de políticas, programas e projetos sociais. Desta forma, opera no enfrentamento da desigualdade social, étnico-racial e de gênero, no desenvolvimento de ações que visem o protagonismo e a autonomia dos cidadãos, aqui entendidos como toda comunidade universitária da UEL.

As atribuições do assistente social do SEBEC são:

  • Planejar, executar e avaliar continuamente a política de educação superior indicando seu papel social;
  • Elaborar projetos e programas que garantam a integração da universidade com a comunidade;
  • Participar ativamente de conselhos de direitos, Conselho Regional de Serviço Social – CRESS – (sendo que uma das assistentes sociais do SEBEC está na atual direção do CRESS Seccional Londrina – triênio 2020-2023), fóruns e outras organizações que discutam políticas públicas de inclusão social nas mais diversas áreas;
  • Assessorar a administração da Universidade, sejam eles reitoria, pró reitorias, colegiados de cursos, órgãos suplementares e de apoio a administrar situações sociais;
  • Articular de forma prioritária ações da política de acesso, permanência e assistência estudantil, sendo o mobilizador, criador
    de estratégias, coordenador do trabalho e avaliador destas questões;
  • Participar de forma prioritária de ações da política de recursos humanos da instituição,
  • Oportunizar e orientar a servidores, trabalhadores terceirizados, assessores, quanto a seus direitos enquanto trabalhadores da instituição, intervindo de forma mediadora em situações de conflito;
  • Encaminhar e acompanhar a comunidade universitária a serviços de saúde, interna e externamente à universidade;
  • Participar de ações conjuntas com outras áreas no sentido de prevenir e construir alternativas de garantia de direitos da comunidade universitária;
  • Realização e participação de pesquisas, projetos de extensão e de ensino da universidade que representam reflexos no ambiente universitário;
  • Conduzir e supervisionar estagiários da área de conhecimento do Serviço Social no SEBEC;
  • Compor equipes internas e multidisciplinares ao setor que atuem na preservação e encaminhamentos pertinentes nas áreas de saúde do trabalhador, saúde mental e nutrição.
  • Atuar em conjunto com as divisões do SEBEC como SESMT, Moradia Estudantil, Restaurante universitário e saúde mental.

Os assistentes sociais também promovem aos servidores da instituição, a garantia de seus direitos como trabalhadores em condições satisfatórias de trabalho e perspectivas profissionais. Tem igualmente a perspectiva de compreender o indivíduo servidor ou estudante integralmente em sua perspectiva pessoal. A DSS presta atendimento via plantões sociais, atividades coletivas, programas, projetos específicos e eventos. Conjuga também atividades de assessoria na área social que contemplam a administração da UEL.