Atendimentos

Os atendimentos realizados pela Divisão de Serviço Social são realizados mediante agendamento junto à secretaria do SEBEC de forma presencial ou pelo telefone (43) 3371-4452. Para o agendamento no HU, ligar no ramal (43) 3371-2377 ou comparecer de forma presencial na sala do Serviço Social.

Plantões Sociais

Os plantões sociais são os atendimentos realizados diariamente no SEBEC, destinados a toda comunidade universitária que visa atender os usuários que procuram orientações, encaminhamentos e benefícios oferecidos pela UEL e comunidade externa. É o momento em que são identificadas as necessidades da pessoa para posterior planejamento, formulação e implementação de projetos, atuando de forma coletiva nas demandas apresentadas.

Atendimento ao Servidor

Atendimento individualizado e acompanhamento às situações sociais, a fim de atender a demanda social apresentada pelo servidor, suas famílias e chefias, acompanhando no processo de avaliação e viabilização de alternativas e encaminhamentos para a superação dessas demandas;

Realização de abordagem domiciliar e nos setores de trabalho;

Trabalho com chefias com a finalidade de assessorar, orientar e acompanhar situações diversas no âmbito do trabalho; orientação de como proceder para o encaminhamento de questões funcionais; dos servidores, mediação do relacionamento interpessoal no trabalho; apoio ao retorno do servidor ao local de trabalho devido a questões de ordem biopsicossociais.

Assessoria técnica e administração do fornecimento de auxilio alimento aos servidores da UEL na Associação de Cidadania Pró-Servidores da Universidade Estadual de Londrina (ACIDUEL);

Atendimento Social no SEBEC em conjunto com a Seção de Psicologia para servidores que apresentam demanda de saúde emocional;

Acompanhamento e orientação a familiares de servidores em situação de óbito;

Atendimento social para concessões de benefícios;

Apoiar o NAC para que a instituição mantenha a disponibilidade de 2% das vagas de estacionamento para veículos que conduzam ou sejam conduzidos por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em conformidade com o Decreto Federal nº. 5.296/2004.

Saúde do Trabalhador

Realização de Pré-funcional para emissão de parecer social junto a contratações de servidores estatutários, assessores especiais e em regime de contratação especial (CRES), e informando quanto aos serviços que a UEL disponibiliza aos servidores e/ou dependentes, seus direitos e deveres. Oferecer atendimento social aos servidores da UEL sobre a ótica do direto do trabalho no tocante a saúde, qualidade de vida, proteção e segurança no trabalho;

Organizar e coordenar as intervenções setoriais na conclusão dos periódicos, em conjunto com a equipe de profissionais do SESMT;

Acompanhamento interprofissional com a medicina do trabalho do SESMT, a fim de atender servidores em processo de readaptação e readequação funcional;

Orientação aos servidores e/ou familiares quanto à rotina de encaminhamento à Perícia Médica, ou seja, prazo, documentações necessárias, local, agendamento, nos diversos regimes contratuais (estatutários, CRES, assessores especiais);

Orientar servidores com afastamentos, igual ou superior a 30 dias para agendar consulta médica de retorno ao trabalho junto ao SESMT (CAMPUS e HU);

Informar sobre os seus direitos em relação ao tratamento de saúde, fisioterapias;

Mediar o pedido de perícia médica quando ocorre em outro município ou Estado;

Emitir relatório social, quando necessário, para fins da perícia médica, dentre outros;

Orientar sobre a readequação ou readaptação funcional;

Abordagem pericial junto a DIMS para fins de concessão de aposentadoria por invalidez ou prorrogação de perícia médica;

Orientar e acompanhar o servidor, conforme a Lei nº 10692/1993 que normatiza o acidente de trabalho;

Orientar quanto ao preenchimento da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), formulário disponível na página do SESMT da UEL impreterivelmente no prazo de 24 horas;

Informar aos servidores do Campus e outros órgãos a encaminhar a CAT ao SESMT/Campus e apenas os lotados no HU na Divisão de Recursos Humanos (DRH/HU);

Informar que caso o acidente ocorra com material biológico seguir protocolo da CCIH e SESMT/HU. Ressaltamos a importância do preenchimento correto do impresso, pois o registro destes dados tem fins previdenciários, estatísticos, epidemiológicos, trabalhistas e sociais;

Orientar quando da necessidade de uso de medicamento advindo do acidente de trabalho, este deverá ser solicitado junto a Divisão de Apoio Administrativo do SEBEC em formulário próprio, normatizado pela Resolução CA nº 159/2005;

Projeto de Massoterapia desenvolvido em parceria com Instituto Federal do Paraná. Atende somente a servidores do Campus e do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina, com sessões de Massoterapia, objetivando o resgate da qualidade de vida do trabalhador.

Atendimento aos Estudantes

Atendimento individualizado e acompanhamento às situações sociais, a fim de atender a demanda social apresentada pelo estudante, sua família;

Projeto de encaminhamento de estudantes para inserção no mercado de trabalho, com o objetivo de criar alternativas de renda durante seu vínculo com a UEL;

Atendimento psicossocial para estudantes que apresentarem demanda de saúde mental;

Atendimento e orientação aos familiares de estudantes em situação de óbito;

Oferecer campo de estágio através de bolsas para estudantes do Curso de Graduação em Serviço Social;

Participação nos estudos para criação do Programa de Apoio ao Acesso e Permanência para a Formação do Estudante da UEL, que tem como objetivo geral aprimorar a divulgação do processo de ingresso na instituição e as condições de permanência do estudante.