Atendimentos Sociais
Os atendimentos sociais com as(os) assistentes sociais do SEBEC são realizados mediante agendamento junto à secretaria do SEBEC de forma presencial ou pelo telefone (43) 3371-4452. Para o agendamento no HU, ligar no ramal (43) 3371-2377 ou comparecer de forma presencial na sala do Serviço Social.
Atendimento Social aos Estudantes
Atendimento social individualizado e acompanhamento às situações sociais de estudantes, a fim de atender a demanda social apresentada;
Projeto de encaminhamento de estudantes para inserção no mercado de trabalho, com o objetivo de criar alternativas de renda durante seu vínculo com a UEL;
Oferecer campo de estágio através de bolsas para estudantes do Curso de Graduação em Serviço Social;
Participação nos estudos para criação do Programa de Apoio ao Acesso e Permanência para a Formação do Estudante da UEL, que tem como objetivo geral aprimorar a divulgação do processo de ingresso na instituição e as condições de permanência do estudante.
Atendimento Social ao Servidor
Atendimento individualizado e acompanhamento às situações sociais, a fim de atender a demanda social apresentada pelo servidor, suas famílias e chefias, acompanhando no processo de avaliação e viabilização de alternativas e encaminhamentos para a superação dessas demandas;
Realização de abordagem domiciliar e nos setores de trabalho;
Trabalho com chefias com a finalidade de assessorar, orientar e acompanhar situações diversas no âmbito do trabalho; orientação de como proceder para o encaminhamento de questões funcionais; dos servidores, mediação do relacionamento interpessoal no trabalho; apoio ao retorno do servidor ao local de trabalho devido a questões de ordem biopsicossociais.
Assessoria técnica e administração do fornecimento de auxílio alimento aos servidores da UEL na Associação de Cidadania Pró-Servidores da Universidade Estadual de Londrina (ACIDUEL);
Atendimento Social no SEBEC em conjunto com a Psicologia para servidores que apresentam demanda de saúde emocional;
Acompanhamento e orientação a familiares de servidores em situação de óbito;
Atendimento social para concessões de benefícios;
Apoiar o NAC para que a instituição mantenha a disponibilidade de 2% das vagas de estacionamento para veículos que conduzam ou sejam conduzidos por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em conformidade com o Decreto Federal nº. 5.296/2004.
Saúde do Trabalhador
Realização de Pré-funcional para emissão de parecer social junto a contratações de servidores estatutários, assessores especiais e em regime de contratação especial (CRES), e informando quanto aos serviços que a UEL disponibiliza aos servidores e/ou dependentes, seus direitos e deveres. Oferecer atendimento social aos servidores da UEL sobre a ótica do direto do trabalho no tocante a saúde, qualidade de vida, proteção e segurança no trabalho;
Organizar e coordenar as intervenções setoriais na conclusão dos periódicos, em conjunto com a equipe de profissionais do SESMT;
Acompanhamento interprofissional com a medicina do trabalho do SESMT, a fim de atender servidores em processo de readaptação e readequação funcional;
Orientação aos servidores e/ou familiares quanto à rotina de encaminhamento à Perícia Médica, ou seja, prazo, documentações necessárias, local, agendamento, nos diversos regimes contratuais (estatutários, CRES, assessores especiais);
Orientar servidores com afastamentos, igual ou superior a 30 dias para agendar consulta médica de retorno ao trabalho junto ao SESMT (CAMPUS e HU);
Informar sobre os seus direitos em relação ao tratamento de saúde, fisioterapias;
Mediar o pedido de perícia médica quando ocorre em outro município ou Estado;
Emitir relatório social, quando necessário, para fins da perícia médica, dentre outros;
Orientar sobre a readequação ou readaptação funcional;
Abordagem pericial junto a DIMS para fins de concessão de aposentadoria por invalidez ou prorrogação de perícia médica;
Orientar e acompanhar o servidor, conforme a Lei nº 10692/1993 que normatiza o acidente de trabalho;
Orientar quanto ao preenchimento da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), formulário disponível na página do SESMT da UEL impreterivelmente no prazo de 24 horas;
Informar aos servidores do Campus e outros órgãos a encaminhar a CAT ao SESMT/Campus e apenas os lotados no HU na Divisão de Recursos Humanos (DRH/HU);
Informar que caso o acidente ocorra com material biológico seguir protocolo da CCIH e SESMT/HU. Ressaltamos a importância do preenchimento correto do impresso, pois o registro destes dados tem fins previdenciários, estatísticos, epidemiológicos, trabalhistas e sociais;
Orientar quando da necessidade de uso de medicamento advindo do acidente de trabalho, este deverá ser solicitado junto a Divisão de Apoio Administrativo do SEBEC em formulário próprio, normatizado pela Resolução CA nº 159/2005;
Projeto de Massoterapia desenvolvido em parceria com Instituto Federal do Paraná. Atende somente a servidores do Campus e do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina, com sessões de Massoterapia, objetivando o resgate da qualidade de vida do trabalhador.