Histórico
A reinvindicação estudantil em relação ao espaço de moradia para estudantes de outras localidades data do início das atividades desta universidade.
O funcionamento da Casa do Estudante da Universidade Estadual de Londrina-CEUEL teve seu início em outubro de 1974, em imóvel da UEL cedido ao Diretório Central dos Estudantes – DCE (Anexo H – Jornal Terra Roxa – nº. 09 de agosto de 1974), através de contrato de concessão de uso. Este foi, então, o resultado de reivindicações do corpo discente na perspectiva de garantir a estudantes provindos de outras localidades, quando necessitados, ao menos um local de hospedagem. Neste período, a repressão ao movimento estudantil era acirrada, a luta pelo espaço de moradia foi árdua e de um grupo pequeno de estudantes integrantes dos primeiros grupos organizados na UEL. Foi também a primeira vitória representativa desse grupo e do movimento estudantil da UEL. Toda história da CEUEL, daí para frente, teve a condução dos estudantes em sua grande maioria.
Na época da instalação da casa, com verba repassada do Ministério da Educação e Cultura, a UEL adquiriu o prédio onde já funcionava um restaurante e um pensionato do antigo Colégio Filadélfia, situado na avenida Juscelino Kubitscheck, nº.2006.
O restaurante iniciou suas atividades imediatamente após o primeiro grupo de moradores instalarem-se na CEUEL/Casa do Estudante da UEL, sob a administração do Diretório central dos estudantes da UEL – DCE.
Inicialmente, o Restaurante Universitário servia como fonte de manutenção para a CEUEL, somada a uma verba suplementar advinda do Governo do Estado, e verba esporádica, repassada pelo Município de Londrina.
Em 1976, o DCE passa à CEUEL, organização civil sem fins lucrativos. Composta pelos próprios moradores, a administração da Casa consequentemente do restaurante. A CEUEL já se constituía como entidade autônoma sem fins lucrativos e declarado de utilidade pública pela lei nº.455/82, registrada no Conselho Nacional de Serviço Social sob nº. 266-263, regida por estatuto e regimento próprio.
A CEUEL foi criada com o intuito de proporcionar moradia e alimentação aos estudantes universitários, matriculados na UEL, que comprovassem baixo nível socioeconômico. Em junho de 1982, foi assinado contrato de concessão de uso do bem imóvel entre a Universidade e a CEUEL, esta situação vinha se arrastando de forma irregular ao longo dos anos.
O preenchimento das vagas na casa, a partir de 1980, foi atribuído ao Departamento de Psicologia Organizacional da UEL pela Direção da CEUEL, até então, os moradores eram selecionados pelos próprios estudantes já residentes na CEUEL. Em 1988, a pedido do referido Departamento de Psicologia, a Divisão de Serviço Social do DIBEC, atual SEBEC – Serviço de Bem Estar da Comunidade Universitária iniciou sua participação no processo de seleção socioeconômico para ocupação das vagas na CEUEL. A área de psicologia, por falta de pessoal, abandonou o processo em 1982.
A partir de 1986, a CEUEL passou a enfrentar dificuldades financeiras para manter o RU, quando firmou convenio com a UEL, que passou a subsidiar verbas para o pagamento do salário dos funcionários e pagamento dos fornecedores de gêneros alimentícios.
Em 1991, o RU foi desativado por falta de verbas e condições de manutenção, situação agravada pela suspenção do convenio com a UEL.
Em 22 de abril de 1992, o Conselho de Administração da UEL resolveu ceder, em comodato, os imóveis da CEUEL, desfazendo o acordo anterior. A Casa continua administrada pelos próprios moradores que se revezam em cargos de presidência e diretorias administrativas.
O antigo prédio, onde funcionava o Restaurante Universitário foi incorporado pela UEL e transformou-se em alojamento para mais 10 moradores como forma de atender aos candidatos que necessitavam. Uma nova comissão foi constituída, com objetivo de viabilizar a institucionalização da UEL. A conclusão desta foi na perspectiva da construção de uma nova moradia, mesmo por que profissionais da área de engenharia e arquitetura, da Prefeitura do Campus da UEL-PCU e do Departamento de Construção e Manutenção de Obras Públicas da Secretaria de Obras do Estado do Paraná – DEPOM consideraram o edifício condenado para qualquer tipo de uso, e ainda desaconselharam sua recuperação ou reforma, sugerindo a demolição do prédio.
Iniciaram-se, então as negociações com os moradores na perspectiva de desocupação imediata do prédio por conta de sua interdição, rescisão do contrato de comodato e instituição de bolsa-moradia, para atender aos atuais moradores até a construção do prédio já previsto pela administração. A proposta também apresentou minuto de resolução de incorporação da CEUEL ao SEBEC, criando-se a Divisão de Moradia Estudantil (Ato Executivo nº. 11/2005).
Uma equipe de 3 técnicos da administração superior da UEL e 1 Assistente Social promoveu, por 6 meses, discussões visando a melhor alternativa de atender as necessidades dos moradores, dentro das possibilidades institucionais.
A conclusão irrefutável dos estudantes foi conseguir um local para substituir a atual moradia. A equipe de negociação levou, então, ao Conselho de Administração da UEL a proposta de aluguel de um imóvel para transferência dos moradores.
Através de tomada de preços, que resultou em contrato administrativo, foi locado o imóvel localizado na Avenida São Paulo, 181, onde originalmente funcionou um hotel. A locação foi concretizada, através de procedimento licitatório tomada de preço nº 008/2005-PROAF. Paralelo ao aluguel, foi elaborado o regimento da Moradia Estudantil, Dentro das normas técnicas e entregue a Direção do SEBEC.
O regimento, porém, causou algum descontentamento por parte dos então moradores sendo assim o Conselho de Administração da UEL compôs uma comissão formada por: 3 Estudantes Moradores da Residência Estudantil e 3 membros da Administração da UEL, sendo estes 1 do SEBEC 1 da PROGRAD E 1 da Assessoria Jurídica. A comissão teve, então, a incumbência de reformular as questões que causaram dúvidas e encaminhar novamente ao Conselho de Administração para então ser aprovado.
Das 62 vagas do prédio da CEUEL, mais as 10 vagas criadas no antigo RU, passou a atender-se 90 estudantes. A mudança ocorreu em 01/04/2005 , quando a UEL disponibilizou caminhões e funcionários para junto com o SEBEC e os estudantes transferirem totalmente a moradia e incorporar a sua estrutura o compromisso com assistência ao estudante.
Na mesma data iniciou-se a demolição do prédio, cujos detritos foram doados pela instituição a uma ONG, que reaproveita material de construção para reformas em habitações populares.
O valor do aluguel contratado foi de R$ 12.800,00 (doze mil e oitocentos reais) por um período de 30 meses.
Neste mesmo período, iniciou-se a construção da nova estrutura da Moradia Estudantil no Campus Universitário. Para estrutura nova , a UEL recebeu por meio do convenio nº 623/2004, recurso da União, representada pelo Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Educação Superior, no valor de R$ 800.000,00 (oitocentos mil reais), participando a Universidade em contrapartida com o valor de R$ 372.022,90 (trezentos e setenta e dois mil, vinte e dois reais e noventa centavos), totalizando R$ 1.172.022,90 (um milhão cento e setenta e dois mil, vinte e dois reais e noventa centavos
Com previsão de conclusão da nova estrutura em junho de 2006, a mesma foi dada como concluída em 11 de maio de 2006 um mês antes do período previsto, porém, ao ser feita vistorias de segurança do corpo de bombeiros e vigilância sanitárias, foram constatadas irregularidades que impossibilitavam a ocupação da estrutura pelos novos moradores, sendo assim foram feitas as adequações necessárias para seu funcionamento de forma a garantir a segurança dos estudantes moradores.
Algumas adequações foram feitas em atendimento as recomendações nas vistorias para então o prédio poder receber os moradores.
Em 2 de maio de 2009 deu-se início ao processo de seleção que contemplaria 80 estudantes, em 30 de maio deste mesmo ano foi publicado o resultado com a relação dos estudantes classificados, nos dias 23 e 24 de maio os estudantes já moradores da casa do estudante localizado na Avenida São Paulo,181, classificados no processo de seleção foram transferidos para a nova instalação no Campus Universitário.
Em 2009 com a abertura da nova estrutura no campus universitário a então casa do estudante, passou a se chamar Divisão de Moradia Estudantil, fazendo parte da estrutura do SEBEC.
FINATTI, Betty Elmer. Assistência Estudantil na Universidade Estadual de Londrina – UEL. Londrina, 2007.261f : il.