SINAES e ENADE
Criado pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004 , ou Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), é composto por três componentes principais: a avaliação das instituições, dois cursos e o desempenho de dois alunos. O Sinaes avalia todos os aspectos que giram em torno desses três objetivos, principalmente ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social ou a atuação de dois alunos, a gestão da instituição, o corpo docente e as instalações.
O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) realiza todo o sistema de avaliação de dois cursos superiores do país, produzindo indicadores e um sistema de informação que subsidia tanto o processo de regulação quanto o processo de melhoria, garantindo transparência em dois dados sobre nossas qualidade de ensino superior a toda a comunidade acadêmica e à sociedade.
De acordo com a Portaria Normativa nº 40 de 12 de dezembro de 2007, Art. 33-B, existem indicadores de qualidade, calculados pelo Inep, com base nos resultados do Exame Nacional de Desempenho Estudantil (ENADE) e outros insumos constantes dados. MEC, segunda metodologia própria, aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), de acordo com os parâmetros da Lei nº 10.861, de 2004, tais como:
Os indicadores de qualidade são expressos em uma escala contínua de cinco níveis, em que os níveis iguais ou superiores a 3 (três) indicam qualidade satisfatória. Atuamos como conselheiros para avaliações presenciais do ciclo de avaliação, sendo importantes instrumentos de avaliação da educação superior brasileira.
Dois Cursos Superiores: o Conceito de Curso Preliminar (CPC), instituído pela Portaria Normativa nº 4, de 5 de agosto de 2008;
Das Instituições de Educação Superior: o Índice Geral de Cursos Aprovados pela Instituição (IGC), instituído pela Portaria Normativa nº 12, de 5 de setembro de 2008;
Desempenho de dois alunos: conceito obtido a partir de dois resultados do ENADE.
As informações detalhadas sobre os indicadores do Exame Nacional de Desempenho do Estudante – ENADE podem ser encontradas nos links:
Indicadores de Qualidade do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE
Indicadores IGC
Site do INEP
Notícias relacionadas
AVALIAÇÃO
Estudantes de 15 licenciaturas da UEL deverão fazer o Enade 2024
Prova será aplicada para cursos de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, entre outros.
RANKING
IGC 2021 mantém UEL entre as melhores universidades avaliadas no país
Índice mede qualidade do Ensino Superior, considerando a média do Conceito Preliminar de Curso (CPC) do último triênio.
Desempenho
Cursos de odontologia das IEES conquistam bom desempenho no Enade
As notas conquistadas pelos alunos da UEL colocam o curso na 4ª posição no Estado.
Desempenho
Cinco cursos da UEL se destacam no ENADE com nota máxima
Engenharia Civil, Agronomia, Fisioterapia, Enfermagem e Medicina Veterinária obtiveram nota 5.