Nacionais e Internacionais
As avalições externas (Rankings Internacionais e Nacionais) têm o objetivo de apontar para a Instituição avaliada os seus pontos altos e suas fragilidades para que tomadas de decisões sejam orientadas por dados significativos. No entanto, não se pode ter como orientação apenas estas avaliações, pois muitas vezes elas significam um olhar parcial sobre a realidade, mas podem indicar aspectos a serem analisados com base em diferentes parâmetros e avançar qualitativamente na avaliação.
A importância das mesmas se refere a Instituição se ver a partir de um outro olhar e de compreender o seu papel social nacionalmente e internacionalmente, o que contribui inclusive para a inserção e reconhecimento dos docentes pesquisadores e dos estudantes no circuito nacional e internacional de produção científica, ao mesmo tempo que a inserção dos mesmos contribui para uma melhor avaliação da Instituição. A participação da UEL, nas principais avaliações é realizada de forma voluntária, por adesão ou por Instituições independentes da anuência da Universidade, através das informações que são públicas.
A UEL participa das seguintes avaliações externas por adesão ou independente de adesão:
Índice Geral de Curso (IGC) – MEC INEP
QS World University Rankings
Times Higher Education (THE) World University Rankings
Times Higher Education (THE) Impact Rankings 2023
Notícias relacionadas
PESQUISA
Ranking holandês destaca produção científica da UEL
Segundo o Leiden Ranking 2024, Universidade teve 1.341 artigos publicados e puxa produção brasileira. País tem 38 universidades no ranking.
RANKING
UEL eleva nível de comprometimento com ODS em 2024, aponta ranking The Impact
Instituição aparece entre as 301-400 mais sustentáveis do mundo. Ranking avaliou mais de 2,1 mil universidades de 125 países.
RANKING
Ranking QS University aponta UEL entre as melhores estaduais do País
Universidade ficou na 4ª posição, atrás de USP, Unicamp e Unesp. Entre instituições nacionais de Ensino Superior, fica na 29ª posição.
DESTAQUE
Ranking AD Scientific aponta pesquisadores da UEL entre os mais influentes do mundo
Resultado mostra relevância da pesquisa e do conhecimento transferido pelos pesquisadores na UEL. Foram analisadas 23 mil instituições de todo o mundo.
RECONHECIMENTO
Professores da UEL estão entre os pesquisadores mais influentes do mundo, aponta ranking
A publicação da Elsevier traz sete docentes e um pesquisador da UEL como referências internacionais em suas áreas. Lista tem 22 nomes das estaduais do Paraná.