Custos

         A regra fundamental de um sistema de cálculos de custos é: cada produto ou serviço deve receber a carga de custo proporcional à sua participação, em termos quantitativos, na realização de cada um dos componentes de custos e despesas da instituição.      

Conceito

          A elaboração e aplicação deste sistema de apropriação e cálculos de custos tem por objetivos:

  1. Determinar os custos dos diversos serviços prestados e das atividades desenvolvidas pela Instituição;
  2. Comparar os custos referentes a períodos e condições econômicas e políticas diversas;
  3. Conhecer o grau de eficiência da Instituição;
  4. Identificar o nível de rendimento econômico e o “ponto ótimo de produtividade” com vistas ao integral aproveitamento dos recursos disponíveis.

          Os meios que possibilitarão alcançar estes objetivos são:

  1. Conhecimento dos serviços prestados, materiais e equipamentos;
  2. Conhecimento do processo técnico do desenvolvimento dos serviços e atividades;
  3. Conhecimento do processo de distribuição;
  4. Conhecimento das atividades administrativas, docentes e auxiliares;
  5. Planejamento do sistema de apropriação e cálculos de custos;
  6. Organização do trabalho executivo;
  7. Controle de execução do trabalho;
  8. Interpretação dos resultados;
  9. Comparações, análises e conclusões sobre os resultados do trabalho.

           O sistema adotado neste trabalho é o de custos por absorção, onde realizamos a apropriação de algumas despesas com vistas a identificar, apurar e reunir os custos aplicados no desenvolvimento dos serviços, relacionando os fatos físicos com os monetários.

           A apropriação do custo do processo e de uma parcela do custo complementar é feita aos centros de custos e, após, através do custo-hora e do tempo aplicado nas diversas atividades, procedemos à apropriação destes custos aos serviços, juntamente com os demais itens de custos considerados. Os cálculos têm dois objetivos: identificar os custos de cada órgão e unidade (secundário) e os custos dos serviços (principal).

           São as seguintes as formas de apropriação:

  • apropriação direta: onde realizamos a apropriação das Despesas Diretas, já conhecidas e identificáveis para os centros de custos. Há uma relação direta entre o gasto e (o serviço ou) centro de custos.
  • apropriação indireta: onde realizamos a apropriação das Despesas Indiretas, decorrentes da utilização do serviço de um centro de custos por um outro. Ocorre quando há necessidade de se ratear o custo entre os centros de custos, através de bases de rateio estabelecidas para cada centro de custos, de acordo com o tipo de serviço prestado. O demonstrativo anteriormente citado, traz o detalhamento dos centros de custos que têm as suas despesas rateadas entre os demais e os centros de custos que absorvem o resultado deste rateio. 

Conceito

Após uma análise das atividades desenvolvidas em cada órgão e unidade da Universidade é feita uma classifição em centros aglutinadores de custos, agrupados em três grupos distintos, de acordo com suas especificidades, conforme relacionamos a seguir: 

  • Grupo 1: centros de custos de atividades de base, composto por órgãos da administração geral da Universidade (Gabinete do Reitor e Assessorias), Coordenadorias/Pró-Reitorias Administrativas, Prefeitura do Campus Universitário e os órgãos suplementares com atividades características de prestação de serviços para toda a estrutura da Universidade. 
  • Grupo 2: centros de custos de atividades de apoio, composto por órgãos e unidades que apresentam, nas suas atividades, características de apoio às atividades fins da Universidade, compreendendo as Coordenadorias/Pró-Reitorias Acadêmicas, a Biblioteca Central e a administração de cada Centro de Estudos. 
  • Grupo 3: centros de custos de atividades fim, que identificamos como todos os Departamentos dos Centros de Estudos e os demais órgãos suplementares que têm por finalidade o aprimoramento dos conhecimentos através dos estágios práticos. 

          As atividades desenvolvidas nos centros de custos são identificadas e quantificadas neste sistema como Unidades de Bens e Serviços. 

Estruturação e Funcionamento

Após uma análise das atividades desenvolvidas em cada órgão e unidade da Universidade é feita uma classifição em centros aglutinadores de custos, agrupados em três grupos distintos, de acordo com suas especificidades, conforme relacionamos a seguir: 

  • Grupo 1: centros de custos de atividades de base, composto por órgãos da administração geral da Universidade (Gabinete do Reitor e Assessorias), Coordenadorias/Pró-Reitorias Administrativas, Prefeitura do Campus Universitário e os órgãos suplementares com atividades características de prestação de serviços para toda a estrutura da Universidade. 
  • Grupo 2: centros de custos de atividades de apoio, composto por órgãos e unidades que apresentam, nas suas atividades, características de apoio às atividades fins da Universidade, compreendendo as Coordenadorias/Pró-Reitorias Acadêmicas, a Biblioteca Central e a administração de cada Centro de Estudos. 
  • Grupo 3: centros de custos de atividades fim, que identificamos como todos os Departamentos dos Centros de Estudos e os demais órgãos suplementares que têm por finalidade o aprimoramento dos conhecimentos através dos estágios práticos. 

          As atividades desenvolvidas nos centros de custos são identificadas e quantificadas neste sistema como Unidades de Bens e Serviços. 

Despesas Consideradas

O sistema de apuração e apropriação dos custos operacionais identifica e considera todas as despesas ocorridas na Universidade dentro de um determinado período, excetuando-se as Despesas de Investimento, tais como: despesas com aquisição de equipamentos e material permanente e despesas com construção de novas edificações.

          As despesas consideradas, de um modo geral, são as seguintes:

  • Pessoal Próprio e Encargos; 
  • Material de Consumo, aquisição direta; 
  • Material de Consumo, requisitado junto ao Almoxaridado Central; 
  • Serviços de Terceiros e Encargos, incluindo as despesas com telefonia, água e energia elétrica; 
  • Despesas com apropriação da Depreciação do Imobilizado. 
Informações Gerenciais

Custo direto e indireto por centro de custo (unidades da reitoria, centros de ensino, departamentos e órgãos suplementares); 

Custo unitário das Unidades de Bens e Serviços produzidas; 

Custo hora-aula por departamento; 

Custo-aluno por curso de graduação; 

Identificação das despesas por atividades de base, atividades de apoio e atividades fim da Universidade; 

Análise econômico-financeira sobre a implantação de novos projetos institucionais, e 

Valor da mensalidade dos cursos de pós-graduação.

Estruturação e Funcionamento

Após uma análise das atividades desenvolvidas em cada órgão e unidade da Universidade é feita uma classifição em centros aglutinadores de custos, agrupados em três grupos distintos, de acordo com suas especificidades, conforme relacionamos a seguir: 

  • Grupo 1: centros de custos de atividades de base, composto por órgãos da administração geral da Universidade (Gabinete do Reitor e Assessorias), Coordenadorias/Pró-Reitorias Administrativas, Prefeitura do Campus Universitário e os órgãos suplementares com atividades características de prestação de serviços para toda a estrutura da Universidade. 
  • Grupo 2: centros de custos de atividades de apoio, composto por órgãos e unidades que apresentam, nas suas atividades, características de apoio às atividades fins da Universidade, compreendendo as Coordenadorias/Pró-Reitorias Acadêmicas, a Biblioteca Central e a administração de cada Centro de Estudos. 
  • Grupo 3: centros de custos de atividades fim, que identificamos como todos os Departamentos dos Centros de Estudos e os demais órgãos suplementares que têm por finalidade o aprimoramento dos conhecimentos através dos estágios práticos. 

          As atividades desenvolvidas nos centros de custos são identificadas e quantificadas neste sistema como Unidades de Bens e Serviços. 

Despesas Consideradas

O sistema de apuração e apropriação dos custos operacionais identifica e considera todas as despesas ocorridas na Universidade dentro de um determinado período, excetuando-se as Despesas de Investimento, tais como: despesas com aquisição de equipamentos e material permanente e despesas com construção de novas edificações.

          As despesas consideradas, de um modo geral, são as seguintes:

  • Pessoal Próprio e Encargos; 
  • Material de Consumo, aquisição direta; 
  • Material de Consumo, requisitado junto ao Almoxaridado Central; 
  • Serviços de Terceiros e Encargos, incluindo as despesas com telefonia, água e energia elétrica; 
  • Despesas com apropriação da Depreciação do Imobilizado. 
Informações Gerenciais

Custo direto e indireto por centro de custo (unidades da reitoria, centros de ensino, departamentos e órgãos suplementares); 

Custo unitário das Unidades de Bens e Serviços produzidas; 

Custo hora-aula por departamento; 

Custo-aluno por curso de graduação; 

Identificação das despesas por atividades de base, atividades de apoio e atividades fim da Universidade; 

Análise econômico-financeira sobre a implantação de novos projetos institucionais, e 

Valor da mensalidade dos cursos de pós-graduação.