O que é uma incubadora de base tecnológica?
AINTEC
atualizado 2 anos atrás
O tópico “incubadora de base tecnológica” tem sido mencionado em conversas sobre inovação e empreendedorismo, mas ainda assim, alguns detalhes podem auxiliar na compreensão, demonstrando sua função e relevância.
Da mesma forma que as incubadoras em maternidades, uma incubadora de empresas age de forma a contribuir no processo de desenvolvimento, de crescimento. Mas nesse caso, empenha-se apoiando um empreendimento na busca pelo sucesso no mercado.
O objetivo de uma incubadora está no acompanhamento dos passos iniciais de um projeto, oferecendo suporte ao empreendedor por meio de consultorias, treinamentos, auxílio à gestão e espaço físico, caso necessário.
Mais especificamente, uma incubadora de base tecnológica é um tipo de incubadora de empresas. Recebendo projetos, empresas e empreendimentos que realizam uso de tecnologias que derivam, em sua maioria, de pesquisas científicas e inovações em diferentes campos com impactos para a sociedade, organizações ou determinadas comunidades.
A INTUEL é a incubadora de base tecnológica da UEL e tem como missão fomentar o empreendedorismo inovador e para isso oferece suporte no desenvolvimento desses negócios nas áreas de gestão, financeiro, tecnológico, empreendedor e mercado.
Utiliza-se do modelo CERNE (Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos) um programa de gestão de qualidade desenvolvido pelo SEBRAE e pela ANPROTEC (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores), com objetivo de padronizar determinadas ações nos núcleos de inovações em nível nacional.