Histórico

A Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Estadual de Londrina (INTUEL) foi concebida em 1997 na forma de um projeto (Genesis/Genorp), com o objetivo de incentivar e apoiar a geração de empresas na área de software, assessorando e capacitando empreendedores em gestão empresarial e na tecnologia de seus negócios, através de um programa de pré-incubação. O projeto evoluiu resultando na criação de um amplo programa de incubação em 2000, passando a abrigar todas as modalidades de empresas de base tecnológica. A partir de 2008, com a criação da Agência de Inovação Tecnológica da UEL (AINTEC), a INTUEL passou a ser uma das três unidades da Agência, as outras unidades são ETT e EPI.

Em 2016, a Intuel firmou parceria com a Telefónica e passou a oferecer também o programa de pré-aceleração Crowd Londrina. O Crowd é um espaço do Telefónica Open Future, programa de incentivo ao empreendedorismo e à inovação aberta do Grupo Telefónica, em parceria com a Agência de Inovação Tecnológica da UEL (AINTEC) e o Sebrae Paraná. Outra conquista da incubadora foi ser reconhecida como a 2ª melhor do Paraná no ranking UBI Benchmark 2017-2018, estudo sueco que avalia incubadoras e aceleradoras ligadas a instituições de ensino de todo o mundo.

Projeto Cerne

A INTUEL participa do programa Centro de Referência para Apoio a Empreendimentos (CERNE) que possibilita a criação de gestão da qualidade nos processos de incubação. A iniciativa é desenvolvida pelo Sebrae Nacional e pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC).

A Incubadora atua como âncora e está apoiando diretamente a implementação desse modelo nas seguintes instituições: Incubadora Tecnológica de Maringá e Incubadora de Inovações da Universidade Federal Tecnológica do Paraná – campus de Cornélio Procópio.