“Nós existimos porque fazemos pesquisa”: estudantes recebem menção honrosa do EAIC

O Perobal

atualizado 4 meses atrás

Estudantes participantes do 32º Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC) receberam menção honrosa por parte da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós Graduação (ProPPG) da UEL – título entregue pela primeira vez de forma presencial e com certificado em mãos. Essa também é a primeira vez que os estudantes do Encontro Anual de Iniciação Científica Jr (EAICJr) recebem a congratulação. Durante a cerimônia realizada na Sala de Conselhos da UEL na manhã desta terça-feira (12), os discentes, acompanhados de seus orientadores, foram contemplados pela participação no evento, que é símbolo de produção de conhecimento – sobretudo de conhecimento científico.

Desde 1989, os encontros são promovidos pela ProPPG e têm como objetivo disseminar os resultados das pesquisas desenvolvidas nas modalidades de Iniciação Científica e Iniciação Científica Júnior, fortalecendo assim o aprendizado científico através da troca de experiências entre estudantes, pós-graduandos e docentes. Além disso, os encontros também marcam um espaço fundamental para o compartilhamento do conhecimento produzido na universidade com a comunidade externa. Neste ano, os eventos foram realizados durante o Paraná Faz Ciência 2023.

Estudantes recebidos pela reitora, Marta Favaro, pelo diretor de Pesquisa da ProPPG, Eduardo Araúdo, e pelo chefe do Escritório de Apoio à Pesquisa (EAPq), Claudemir Zucareli (Fotos: André Ridão/Agência UEL)

Nesta edição, 670 estudantes participaram no EAIC regular, enquanto 50 estudantes participaram na modalidade Júnior do evento, destinado aos alunos do Ensino Médio. Orientadora desde 2015 e integrante do programa de pesquisa há 20 anos, a professora Juliana Serpeloni fala sobre a importância do reconhecimento dos alunos como uma ferramenta simbólica de incentivo à produção científica na universidade e na própria sociedade. “Vivemos em um mundo cada vez mais desacreditado na ciência, então o trabalho dos estudantes, além de fazer a pesquisa, é também mostrar a importância da ciência na sociedade.” ressaltou a docente.

Anna Gabriele Prado, estudante do quarto ano de Biomedicina (CCB) da UEL, orientada por Juliana, apresentou um trabalho durante a trigésima segunda edição do EAIC, cujo objetivo é estudar tratamentos com compostos naturais para o câncer, visando a redução dos efeitos adversos para os pacientes durante o tratamento oncológico.

Pesquisa em todas as áreas

As pesquisas do EAIC regular abrangem oito grandes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Humanas; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Sociais e Aplicadas; Engenharias; e Linguística, Letras e Artes. No EAIC regular, dois estudantes de cada área do conhecimento podem receber menção honrosa. Cada aluno participante do programa deve enviar uma carta de indicação feita pelo seu orientador para concorrer à congratulação.

Estudantes que receberam menção honrosa durante o EAIC e EAIC Jr, realizados durante a Paraná Faz Ciência 2023, em novembro deste ano

Vista como uma oportunidade para incentivar alunos do Ensino Médio a participarem da pesquisa antes mesmo de ingressarem no Ensino Superior, o EAICjr é também uma maneira eficaz na hora de decidir o futuro profissional. “O programa me ajudou muito para que eu me descobrisse. Hoje, eu já sei a área que quero seguir.” conta o estudante Breno Pires, do quarto ano do Ensino Médio do Instituto Federal do Paraná (IFPR-Londrina).

A cerimônia contou com a presença da reitora da UEL, Marta Favaro, do diretor de Pesquisa da ProPPG, Eduardo Araújo, do chefe do Escritório de Apoio ao Pesquisador (EAPq), Claudemir Zucareli, da pedagoga Tânia Paula Peralta, do Instituto Federal do Paraná (IFPR), além dos demais orientadores de pesquisa que acompanharam os alunos.

Fonte: https://operobal.uel.br/ultimas/2023/12/12/nos-existimos-porque-fazemos-pesquisa-estudantes-recebem-mencao-honrosa-do-eaic/