“Da ideia ao mercado”: trabalhos da UEL são premiados no EAITI, em Maringá 

O Perobal


atualizado 4 meses atrás


13° Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação (EAITI) teve como tema central “Da ideia ao mercado”. Realizado entre 30 de novembro e 1° de dezembro na Universidade Estadual de Maringá (UEM), o evento é fruto do esforço coletivo de cinco universidades estaduais do Paraná: de Londrina (UEL), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e de Ponta Grossa (UEPG), além da própria UEM, que sediou a edição deste ano. 

O objetivo do EAITI é divulgar trabalhos desenvolvidos por estudantes bolsistas voltados à área tecnológica e que destaquem a inovação, nas diversas frentes do conhecimento. Os trabalhos participantes contam com o apoio do Programa Institucional de Bolsas em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq), da Fundação Araucária, além das próprias instituições.

Semelhante ao Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC), promovido anualmente pela UEL e pelas demais universidades do Paraná, o EAITI se destaca ao reunir e focar em trabalhos com visão empresarial e aplicação prática de diferentes instituições.  Nesta edição, foram 250 trabalhos apresentados.

Uma importante motivação para os participantes é a menção honrosa dedicada aos melhores trabalhos de cada grande área do conhecimento. Da UEL, quatro estudos receberam menção honrosa, com destaque para o tema das pesquisas, os estudantes responsáveis e seus respectivos professores orientadores.

Os estudantes mencionados e suas áreas são: Natália Yukari Kashiwaqui, na categoria Ciências Biológicas; Bianca Mattioli Trambaioli, das Ciências da Saúde; Beatriz Sugahara, das Ciências Sociais Aplicadas; e Ludmilla Zanetti Lopes, das Ciências Exatas e da Terra.

Uma das premiadas, Ludmilla levou ao evento sua pesquisa com o tema “Desenvolvimento de método voltamétrico para a determinação de anti-hipertensivo e seu metabólito ativo”. Ela, que cursa o segundo ano de Química na UEL, explica que seu trabalho envolve o aperfeiçoamento de um medicamento usado para tratamento da hipertensão, elevando sua simplicidade e confiança sem elevar os custos. “Nós conseguimos desenvolver uma metodologia com um potencial excelente, superior aos métodos convencionais empregados na indústria, e conseguimos demonstrar esses benefícios”, conta, satisfeita com a experiência de apresentar e entrar em contato com outros pesquisadores do estado. 

Ludmilla Zanetti Lopes durante apresentação no 13° EAITI, em Maringá.

A professora orientadora de Ludmila, Elen Romão Sartori Braz, do Departamento de Química (CCE), acompanhou a estudante durante a apresentação. Ela destaca que menções como esta são significativas por reconhecerem e valorizarem a dedicação dos alunos durante a elaboração dos trabalhos. A docente também lembra que essas iniciativas “servem de estímulo e incentivo para outros alunos que pretendem participar de um iniciação tecnológica”.

Pitch

Em conjunto com o EAITI, foi realizado o Concurso Pitch, que consiste em apresentações curtas, simples e diretas de produtos ou inovações. Uma comissão avaliadora, composta por profissionais ligados a empreendedorismo, analisa a aplicabilidade da ideia e a capacidade de o estudante explicá-la de forma simples.

Neste concurso, que também contou com a participação das mesmas cinco universidades, a estudante recém-formada em Biomedicina pela UEL Natália Yukari Kashiwaqui foi a campeã. Ela levou um prêmio em dinheiro de R$1 mil. A jovem, que também foi reconhecida com a menção honrosa, apresentou trabalho intitulado “Desenvolvimento tecnológico de um gel antibacteriano com nanopartículas de óxido de zinco sintetizadas biologicamente e óleo essencial de orégano”. 

Recém formada em Biomedicina pela UEL, Natália ficou em primeiro lugar no concurso Pitch, em que concorreram trabalhos de cinco universidades estaduais.

Natália explica que a ideia apresentada é de um hidrogel que foi pensado para tratar infecções bacterianas em queimaduras. De acordo com ela, estas infecções são um dos problemas mais comuns em queimaduras. Ela ressalta que as apresentações para o concurso, além de levarem em conta aspectos técnicos e científicos, devem ter uma visão voltada para o lado empresarial e comercial.

Nesse sentido, a ganhadora comenta que ainda é necessário fazer mais testes, mas espera que “empresas e indústrias se interessem pelo produto para colocar no mercado”. Natália é orientada pelo professor Gerson Nakazato, do Departamento de Microbiologia (CCB), e concorreu na categoria Ciências da Saúde. 

O concurso Pitch aconteceu na Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM). Além de Natalia, participaram outros quatro estudantes da UEL: Daniel Gaiotto de Lima e Rômulo Previato da Silva, das Ciências Biológicas, e Laura Pierobão Monteiro e Thays Amélio Bergamini, das Ciências da Saúde.

Fonte: https://operobal.uel.br/ultimas/2023/12/06/da-ideia-ao-mercado-trabalhos-da-uel-sao-premiados-no-eaiti-em-maringa/

Leia também

Pesquisa

Universidade tem 25 projetos aprovados na Chamada Universal do CNPq

A Universidade Estadual de Londrina celebra a aprovação de 25 projetos de pesquisa na Chamada Pública Universal nº 10/2023, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (CNPq/MCTI). Com o resultado, mais R$ 2,3 milhões em recursos do Governo Federal serão investidos no custeio das ações realizadas pelos grupos […]


Reconhecimento

“Nós existimos porque fazemos pesquisa”: estudantes recebem menção honrosa do EAIC

Estudantes participantes do 32º Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC) receberam menção honrosa por parte da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós Graduação (ProPPG) da UEL – título entregue pela primeira vez de forma presencial e com certificado em mãos. Essa também é a primeira vez que os estudantes do Encontro Anual de Iniciação Científica Jr (EAICJr) recebem a […]


Pesquisa

Professores da UEL estão entre os pesquisadores mais influentes do mundo, aponta ranking

A Universidade Estadual de Londrina conta com sete docentes e um pesquisador apontados como referências internacionais em suas áreas no ranking Updated science-wide author databases of standardized citation indicators, publicado pela Editora Elsevier, sediada na Holanda. O ranking leva em consideração uma série de critérios, como o número de citações dos autores em diferentes artigos científicos. Coordenado […]