Agentes Regionais de Inovação (ARI) Apresentam Atuação Estratégica à Pró-Reitoria de Extensão da UEL
AINTEC
atualizado 1 dia atrás
Iniciativa do Governo do Paraná detalha o trabalho dos ARIs de Londrina – focado em startups, ambientes e mercado para alavancar o desenvolvimento tecnológico da região.

Agentes Regionais de Inovação (ARI) de Londrina e região se reuniram na tarde da última segunda-feira, 17 de novembro, com a Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Sociedade da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Professora Dra. Zilda Aparecida Freitas de Andrade, e o coordenador do programa, Professor Dr. Márcio Miura. O encontro teve como objetivo principal apresentar formalmente o Programa ARI, uma iniciativa do Governo do Paraná coordenada pela Seti em parceria com a Fundação Araucária, Sebrae/PR e Universidades. O programa visa impulsionar o desenvolvimento tecnológico e a inovação nos municípios, fortalecendo os ecossistemas locais e estreitando a fundamental relação entre universidade, empresa, governo e sociedade. A Pró-Reitora Zilda Andrade, que já possui contato com ARIs em cidades da região, como Ibiporã, Cambé, Rolândia e Arapongas, reforçou o papel estratégico dos agentes no âmbito da extensão universitária.
Durante o encontro, o coordenador Prof. Dr. Márcio Miura e os três ARIs de Londrina detalharam seus currículos e, mais importante, seus planos de atuação específicos dentro do ecossistema de inovação local. Londrina conta com uma atuação estratégica e complementar, onde a ARI Ana Paula Murakawa foca nas startups, Thais Landgraf dedica-se aos ambientes de inovação, e Thiago Spiri trabalha na aproximação entre academia e mercado. A atuação desses agentes, em conjunto com os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs)/Agências de Inovação das ICTs, é crucial para estimular a cultura de empreendedorismo e a transferência de tecnologia.
A apresentação foi avaliada como extremamente positiva, pois permitiu à Pró-Reitora um conhecimento aprofundado sobre as atividades e responsabilidades de cada ARI no ecossistema regional. O alinhamento com a Pró-Reitoria de Extensão da UEL abre caminho para novas e importantes possibilidades de atuação conjunta, visando não apenas o fortalecimento das ações de inovação e empreendedorismo, mas também a criação de parcerias estratégicas para maximizar o impacto do Programa ARI e da UEL no desenvolvimento socioeconômico de Londrina e região.