Reunião produtiva nas instalações AINTEC com representantes da INTEG/UNICENTRO
AINTEC
atualizado 2 dias atrás
No dia 02 de abril, foi realizada uma reunião produtiva entre a Agência de Inovação Tecnológica da UEL (AINTEC) e membros da Incubadora Tecnológica de Guarapuava INTEG/UNICENTRO. Estavam presentes o diretor da Agência, Edson Miura, o assessor técnico, Marinno Arthur e o coordenador da Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica da UEL (INTUEL), Thiago Spiri, para conversas construtivas com Zoraide Costa, Coordenadora de projeto INTEG; Cláudia Crisostimo, Advogada responsável pela Propriedade Intelectual da Unicentro; Dayanne Gonçalves, Agente de Execução e Carine Guedes, Bolsista Técnica da INTEG.
Durante a reunião foram apresentados projetos da INTUEL que promovem a inovação e o empreendedorismo, como a inclusão de novas startups incubadas, a oferta de mentorias especializadas e a ampliação de parcerias com o setor produtivo. Os serviços da AINTEC também foram citados para expor a importância de promover a Política de Inovação da UEL, identificando, protegendo e transferindo as criações geradas na universidade para a sociedade e o mercado, além de atender suas demandas tecnológicas.
O diretor da Agência ressaltou que o aprofundamento nas pesquisas para a inovação eleva a qualificação dos serviços prestados às empresas e à sociedade. Miura apresentou a agenda da AINTEC para o ecossistema de inovação em 2025, incluindo o processo de construção do Parque Tecnológico da UEL e a missão Brasil-Japão na área de Engenharia de Alimentos.
A reunião também abordou as propostas do trabalho realizadas pela INTEG/UNICENTRO, instituição que visa apoiar a criação e o desenvolvimento de empresas de base tecnológica, oferecendo apoio, assistência e capacitação para pessoas com ideias inovadoras e empreendedoras. Seu propósito é proporcionar um ambiente favorável para o desenvolvimento de novas tecnologias, bem como mecanismos para fortalecer empreendimento sustentáveis.
No decorrer da apresentação, foi exibido um dos projetos idealizados pela Agência de Inovação Tecnológica de Guarapuava (NOVATEC) em parceria com Receita Federal: a produção de álcool em gel a partir de bebidas alcoólicas apreendidas, como vinho, cerveja e Vodka. Essas bebidas passam por processos químicos específicos para extração da fase alcoólica. Como resultado, são obtidos produtos como álcool de limpeza, álcool glicerinado e álcool 70% em gel.
A reunião entre a AINTEC e a INTEG foi marcada por uma troca enriquecedora de conhecimentos e experiências. Foram discutidas inovações tecnológicas, tendências de mercado e soluções para desafios em comum. A colaboração entre as equipes demonstrou grande potencial para o estabelecimento de futuras parcerias e projetos conjuntos, com foco na inovação e em melhorias mútuas para ambas as instituições.
