Inventores e representantes de tecnologias receberam as cartas patente obtidas em 2024
AINTEC
atualizado 2 dias atrás
Na tarde do dia 28 de março, ocorreu nas instalações da Agência de Inovação Tecnológica da UEL (AINTEC) a entrega das Cartas Patentes obtidas em 2024, de titularidade da Universidade Estadual de Londrina (UEL), por meio do Escritório de Propriedade Intelectual (EPI) da Agência. O evento aconteceu como forma de reconhecer novas invenções tecnológicas e valorizar a inovação pelo esforço dos inventores.
Durante a cerimônia, o diretor da AINTEC, Edson Miura, expressou seu agradecimento pelo compromisso de todos os profissionais que trabalharam no processo de registro e parabenizou os inventores de tecnologias pela conquista e pelo fortalecimento das pesquisas para o ecossistema de inovação de Londrina. Segundo Miura, o cuidado do desenvolvimento de uma invenção reflete a proteção de ideias inovadoras.
Marta Favaro, Reitora da UEL, que também esteve presente na cerimônia, ressaltou o compromisso da universidade em impulsionar novos projetos de estudo e pesquisa. Ela destacou, especialmente, a construção do Centro de Inovação da UEL, que será um marco importante para fomentar a inovação e estreitar a colaboração entre a academia e o setor produtivo, ampliando as oportunidades de desenvolvimento científico e tecnológico.
Durante a apresentação do Coordenador do Escritório de Propriedade Intelectual da AINTEC, Diego Luduvério, a UEL foi destaque pelo crescimento no número de pedidos de patentes nos últimos seis anos. A instituição se consolidou como uma das líderes entre as universidades estaduais no ranking do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Foram apresentados dados estatísticos sobre as principais áreas de pesquisa registradas, marcas e direitos autorais. A análise ressaltou a importância da proteção da propriedade intelectual para garantir segurança jurídica para pesquisadores e empresas. Segundo Luduvério, esses serviços prestados pela AINTEC, por meio do EPI, como o registro de patentes, desenhos industriais e softwares, cresce de forma significativa, tanto ao público interno quanto externo.
Em 2003, a AINTEC registrou dois pedidos de patente (depósitos), e atualmente o número de registros válidos é de 388, dos quais 68% são relativos a patentes e cerca de 20% a registros de marcas. O coordenador do EPI destacou ainda que a UEL subiu 29 posições no ranking de depositantes do INPI, saltando da 41ª posição em 2017 (com 11 solicitações) para a 12ª posição em 2023 (último ranking do INPI) com 33 solicitações.
A AINTEC zela que seus serviços possam contribuir de forma significativa para a comunidade universitária e empresas trabalharem de modo sustentável no avanço de melhorias da região. O EPI tem a responsabilidade institucional de viabilizar a proteção do conhecimento e os pedidos de registros das criações geradas pela UEL, pelas empresas incubadas, por instituições de pesquisa, por inventores independentes e pelos pequenos negócios.
