UEL Lidera a Criação do Primeiro Parque Tecnológico em uma Universidade Estadual Paranaense
AINTEC
atualizado 7 dias atrás
No último dia 11 de março de 2025, o governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu a apresentação do projeto arquitetônico do Centro de Inovação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que será o primeiro a integrar o ambiente acadêmico e de pesquisa da universidade com os setores público e privado, formando um Parque Tecnológico.
O projeto, que contará com uma infraestrutura de 2 mil metros quadrados, é resultado
de uma parceria entre a UEL, a Família Yohsii e o Governo Estadual, através da iniciativa da Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e a Fundação Araucária. Kimiko Yoshii, doadora do Centro, ressaltou que a contribuição ao meio universitário é uma forma de apoiar o que a UEL oferece, auxiliando na construção de um futuro pautado pela pesquisa e pela inovação tecnológica.
Kimiko Yoshii, doadora do Centro, ressaltou que a contribuição ao meio universitário é uma forma de apoiar o que a UEL oferece, auxiliando na construção de um futuro pautado pela pesquisa e pela inovação tecnológica.
Com esse investimento, o Parque Tecnológico da UEL será uma peça-chave para o
desenvolvimento local e o avanço da inovação no Paraná. A reitora da UEL, Marta Favaro, destacou que a implantação de novas soluções nas áreas de pesquisa vai impulsionar a criação de conhecimentos por meio de laboratórios inovadores, novas startups, mentorias e um ambiente propício para construção de conhecimentos.
Edson Miura, diretor da AINTEC, também destaca a atração de novos investidores para o setor de inovação tecnológica, assim o projeto gerará novos postos de trabalho e fortalecerá a economia local.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, como a reitora Marta Favaro, o prefeito de Londrina, Thiago Amaral, a deputada federal Luisa Canziani (PSD), o secretário estadual de Planejamento, Guto Silva, o secretário estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Alex Canziani, secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona e a família A.Yoshii, além do diretor da AINTEC, Edson Miura, o seu assessor técnico, Marinno Arthur e o Coordenador da INTUEL, Thiago Spiri. O centro será essencial para fomentar a inovação, impulsionar o desenvolvimento regional e estreitar a colaboração entre a universidade, as empresas e o governo.
