Tríplice Hélice: o que é?
AINTEC
atualizado 2 anos atrás
Você conhece o conceito de Tríplice Hélice?
No “AINTEC explica” de hoje, vamos falar sobre esse modelo de inovação e a relação entre os três diferentes âmbitos que o compõem!
A tese da tríplice hélice reforça a ideia de que a universidade, que antes era vista como tendo uma atuação limitada à oferta de ensino e pesquisa, vem tomando um papel essencial como geradora de inovação.
É dessa forma, que a área acadêmica vem conquistando uma área de atuação proporcional à do governo e da indústria. Sendo esses os três hélices da hélice tripla.
Nessa visão, a universidade toma um aspecto de fonte de inovação, se comprometendo com o desenvolvimento da região em que se encontra e incentivando que pesquisadores persistam nas tecnologias desenvolvidas nos laboratórios, que podem ser transformadoras para a indústria e para a sociedade, sendo ainda motor para o empreendedorismo, com o surgimento de empresas filhas e spin offs..
Quando falamos sobre o tema no contexto de inovação, é possível compreender a necessidade da colaboração entre as partes sempre buscando uma continuidade em ações, assim, as relações entre as 3 hélices é o que permite que se criem ecossistemas cada vez mais inovadores e com potencial de crescimento e expansão.