Transferência de Tecnologia para a Sociedade
A transferência de tecnologia é um processo estratégico pelo qual o conhecimento, as inovações e as descobertas científicas desenvolvidas no ambiente acadêmico são compartilhados e aplicados no setor empresarial ou qualquer outro ator do setor produtivo.
Trata-se de uma colaboração entre universidades, instituições de pesquisa e empresas, com o objetivo de levar as tecnologias criadas para o mercado, impulsionando o desenvolvimento de produtos, processos e serviços, completando assim, o ciclo da inovação.
A transferência de tecnologia é uma poderosa ferramenta pela qual a universidade pode impactar positivamente a sociedade. Essas tecnologias podem abranger áreas como saúde, energia renovável, meio ambiente, transporte, entre outras, contribuindo para o avanço científico, a sustentabilidade e o bem-estar da sociedade em geral.
A transferência de tecnologia envolve a transferência de know-how, patentes, desenhos industriais e expertise técnica, por meio de acordos de licenciamento, cessão, parcerias estratégicas ou outras formas de colaboração. Esse processo permite que as empresas aproveitem os avanços científicos e tecnológicos, acelerando sua capacidade de inovação e fortalecendo sua competitividade no mercado.
Caso queira conhecer as tecnologias que a UEL possui, veja nossa Vitrine Tecnológica.
Caso tenha interesse em realizar alguma transferência de tecnologia, entre em contato através de aintec.ett@uel.br.