Autoavaliação Institucional Stricto sensu da UEL

AUTOAVALIAÇÃO – Programas de Pós-Graduação Stricto sensu da UEL

A Universidade Estadual de Londrina, através da sua Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), desde o ano de 2019, tem atuado junto aos seus Programas de Pós-Graduação Stricto sensu com o objetivo de sistematizar as ações de autoavaliação.

Em 14 de outubro de 2019, o Colegiado dos Programas de Pós-Graduação Stricto sensu da UEL, sob coordenação do Prof. Dr. Claudemir Zucareli, em sua reunião ordinária instituiu uma Comissão com a missão de sistematizar o processo de autoavaliação dos Programas da UEL e, ainda, subsidiar as ações da Instituição quanto ao planejamento estratégico da sua pós-graduação. Esta comissão foi denominada “Comissão Institucional de Avaliação da Pós-Graduação (CIAPG)”, sendo composta pela Diretora de Pós-Graduação, pelos coordenadores representando os nove Centros de Estudos da Instituição e por um coordenador do Mestrado Profissional, com primeira gestão de novembro de 2019 à 31 de maio de 2021. Neste período, cada Programa instituiu internamente uma comissão de autoavaliação (CAA), responsável pelas ações de autoavaliação dentro do âmbito de cada Programa.

A Comissão Institucional de Avaliação da Pós-Graduação (CIAPG) propôs os quesitos mínimos obrigatórios para as fichas de avaliação discente, egresso, docente e relatório de autoavaliação do Programa, recomendando-se que a CAA acrescentasse os quesitos que elencasse necessários devido às especificidades da área, nos seus instrumentos de avaliação.

Entre junho de 2021 e maio de 2023, uma nova CIAPG foi instituída, sob a Coordenação da Profa. Dra. Lucy Megumi Yamauchi Lioni, que coordenou a organização, junto à PROPPG, do I FÓRUM DE AUTOAVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UEL, realizado entre 18 e 19/05/2023. O foco do evento foi discussão dos caminhos para o aprimoramento dos mecanismos presentes na política de autoavaliação da pós-graduação implementada pela Universidade.

A programação de abertura foi marcada pela palestra “Autoavaliação da Pós-Graduação: mudança de paradigma ou correção de rumo?”, ministrada pelo coordenador da área de Educação da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Ângelo Ricardo de Souza, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).  A seguir, no mesmo evento, foram realizadas reuniões dentro das grandes áreas de conhecimento, contando com representantes da CAPES externos à UEL dos três colégios: 1) Colégio de Humanidades (Prof. Dr. Robert Verhine – Universidade Federal da Bahia); 2) Colégio de Ciências da Vida (Profa. Dra. Evanilde Benedito – Universidade Estadual de Maringá); 3) Colégio de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar (Dr. Edvani Muniz – Universidade Estadual de Maringá). Nesta oportunidade, cada Programa, representado pela sua CAA, apresentou os seus resultados de autoavaliação para discussão junto aos membros externos. O último dia foi marcado pela discussão dos pontos fracos, potencialidades dos Programas, e condução das metas e ações a serem estabelecidas a curto, médio e longo prazo para a elaboração dos seus respectivos planejamentos estratégicos.

Dando continuidade às atividades Institucionais, no dia 17 de junho de 2024, foi realizado o “Seminário: Planejamento estratégico e autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação Stricto sensu da UEL”, sob a Coordenação da Profa. Dra. Lucy Megumi Yamauchi Lioni. Neste evento houve a participação de dois Programas de Pós-Graduação da UEL apresentando as suas experiências:

1) Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEdu) – Profa. Dra. Sandra Regina Ferreira de Oliveira – “O projeto de Autoavaliação do PPEdu: desafios, limites e perspectivas”

2) Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular (GBM) – Prof. Dr. André Luis Laforga Vanzela – “Importância da autoavaliação para a consolidação do PPG-GBM”

  1. Planejamento de Autoavaliação dos PPG_UEL _Gestão 2019-2021
  2. Portaria 003-2020 – Comissão de Avaliação da Pós-Graduação
  3. Planejamento de Autoavaliação dos PPG_UEL _Gestão 2022-2026
  4. FICHA DE AVALIAÇÃO – DISCENTES
  5. FICHA DE AVALIAÇÃO – DOCENTES
  6. FICHA DE ATUAÇÃO E AVALIAÇÃO – EGRESSOS