Catálogo dos Cursos de Graduação (2023)

O estudante a ingressar no Curso de Educação Física a partir do ano de 2023 só poderá ser matriculado em uma das formações específicas (Licenciatura ou Bacharelado) depois de integralizar as 1.600 (mil e seiscentas) horas da etapa comum (1º e 2º anos).

Educação Física – Bacharelado

Criação
Resolução CEPE n.º 96, de 12.08.04

Grau
Bacharel em Educação Física

Turno
Matutino/noturno

Perfil do Profissional
O egresso do Curso de Educação Física – Bacharelado deverá dispor das seguintes habilidades: domínio de conceitos, procedimentos e atitudes específicos da Educação Física e de ciências afins, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática; pesquisa, conhecimento, compreensão, análise e avaliação da realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente, por meio de manifestações e expressões do movimento humano, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, na ginástica, nos jogos motores, nas atividades rítmicas e nas artes; intervenção de forma deliberada, adequada e eticamente balizada nos campos da prevenção de problemas de saúde, promoção e proteção da saúde, da formação cultural, da educação motora e da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas; coordenação e participação de equipes multiprofissionais de discussão e operacionalização de políticas públicas e institucionais em Educação Física; diagnóstico dos interesses e necessidades das pessoas e grupos, de modo a planejar, prescrever, ensinar, orientar e avaliar projetos e programas de atividades físicas; conhecimento, domínio e avaliação dos efeitos da aplicação de diferentes técnicas, instrumentos e metodologias para a intervenção em Educação Física nos cantos da saúde, da formação cultural, da educação motora, etc; acompanhamento das transformações acadêmico-científicas da Educação Física e áreas afins mediante a análise crítica da literatura especializada e utilização de recursos da tecnologia da informação e da comunicação para interagir com as fontes de produção e difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e áreas afins.

Objetivo do Curso
Qualificar o bacharel em Educação Física a prestar serviços relacionados ao estudo, planejamento, execução e avaliação de programas de Educação Física ou atividade física. Planejar intervenções individualizadas e/ou para grupos populacionais por meio de programas sistematizados, bem como desenvolver e gerenciar estudos e produção de equipamentos e métodos relacionados com sua prática profissional. Gerenciar empreendimentos, eventos e serviços de Educação Física. Promover e disseminar pesquisas e conhecimentos relacionados às diferentes dimensões da motricidade humana, promovendo a reflexão sobre suas implicações para o ser humano. Incentivar a formação acadêmica e profissional continuada.

Campos de Atuação
Atuação profissional pode se dar em locais como academias; programas de Atividade Física para crianças, adolescentes, adultos e idosos; programas de Atividade Física para grupos especiais (gestantes, diabéticos, cardiopatas, etc.); aplicação de exercícios compensatórios para funcionários da indústria e do comércio; secretarias e órgãos públicos; hotéis, condomínios e acampamentos ou hospitais e SUS (Sistema Único de Saúde).

Sistema Acadêmico
Matrícula por Atividade Acadêmica

Duração Mínima e Máxima
4/8 anos

Turno/vagas
Matutino – 90/noturno – 90

Saiba Mais Sobre o Curso de Educação Física – Bacharelado

Organização Curricular

Ementas
(Matutino) (Noturno)

Estrutura/Recursos

Projeto Pedagógico

Educação Física – Licenciatura

Criação
Resolução n.º 53, de 26.10.71

Grau
Licenciado em Educação Física

Turno
Matutino/noturno

Perfil do Profissional
O Curso de Educação Física da UEL – Habilitação Licenciatura pretende formar o profissional que irá atuar com a Educação Física nos níveis e modalidades de educação e ensino, caracterizando-se como espaço propício à compreensão das ações referentes ao aprender a pensar e fazer, com base numa visão abrangente da realidade.

Objetivo do Curso
O projeto pedagógico do curso de Educação Física – Licenciatura está pautado em princípios de indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, de interdisciplinaridade e de reflexão crítica, por meio da reflexão dialética teoria, prática, tendo na sua prática pedagógica cotidiana o desenvolvimento da pesquisa como ação orientada para a apropriação e produção dos conhecimentos teóricos, científicos e técnico-práticos e sua transposição pedagógica, e tem como objetivos: promover a formação de profissionais para a atuação no processo ensino-aprendizagem da Educação Física em todos os níveis e modalidades de ensino, bem como para o desenvolvimento de estudos e pesquisas em educação sobre a temática da área; qualificar os graduandos a identificar o saber próprio do campo de conhecimento de que trata a Educação Física no conjunto dos saberes relativos ao movimento culturalmente construído; qualificar os graduandos a reconhecerem que a construção das práticas sociais de que trata a Educação Física acontece na dinâmica sócio-histórica, de modo que aprendam a atuar na realidade como ela é, problematizando suas estruturas e produzindo alternativas de transformações e qualificar os graduandos à apropriação e à produção de conhecimentos necessários à ação docente nos diferentes níveis e modalidades de educação e ensino.

Campos de Atuação
Os locais de inserção profissional do Curso Educação Física – Licenciatura são escolas ou Instituições que ofereçam: Educação Infantil, Ensino Fundamental; Ensino Médio; Educação de Jovens e Adultos e atendimento educacional para Portadores de Necessidades Especiais. A profissão está regulamentada pela Lei n.º 9.696, de 01.09.98.

Sistema Acadêmico
Seriado anual