Sobre a Pró-Reitoria

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) é o órgão que planeja, executa e coordena as atividades acadêmicas, atividades relativas a projetos de pesquisa em ensino, atividades referentes ao registro de diplomas e as políticas de graduação da Universidade.

É responsável também pelo assessoramento e gerenciamento acadêmico de todos os Cursos de Graduação, incluindo os cursos presenciais e Educação a Distância (EaD). Esse gerenciamento implica na efetivação das matrículas dos estudantes pelas várias formas de ingresso, tais como:

– Processo Seletivo Vestibular;

– Sistema de Seleção Unificado (SISU);

– Transferência Externa;

– Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná;

– Convênios Federais com o PEC-G (Programa Estudante Convênio Graduação);

– Portador de Diploma de Curso Superior (PDCS);

– Estudante Especial;

– Transferência Interna;

– PARFOR (Programa de Formação de Professores da Educação Básica) ou ainda, no caso de vagas remanescentes, pelo;

– ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Além disso, acompanham as permutas e ajustes de matrículas para os cursos com ofertas semestrais.

Mesmo com seu quadro reduzido de servidores, se comparado às crescentes demandas das políticas de graduação, há de se relatar inicialmente que a equipe de “progradeiros” é reconhecida pelas comunidades externa e interna, sobretudo pelos Colegiados, por seu empenho e comprometimento com as questões do ensino da graduação.

Deste modo, todo o trabalho administrativo, acadêmico e pedagógico desenvolvido por este órgão continua focado na melhoria da qualidade dessas dimensões.

No âmbito pedagógico, prima-se pelo:

– assessoramento contínuo aos coordenadores de Colegiados de Cursos;

– pela qualidade da formação continuada dos docentes da universidade e de técnicos administrativos da Prograd e;

– pela democratização de acesso e permanência dos estudantes de graduação.

Na dimensão acadêmica, busca-se constantemente:

– aprimorar as condutas procedimentais;

– aperfeiçoar a estrutura administrativa (recursos humanos, espaço físico, equipamentos), para melhor atender as expectativas e as novas demandas dos estudantes ativos e egressos da instituição.

Do ponto de vista administrativo, tem-se objetivado:

– agilidade na execução dos processos acadêmicos pela atualização;

– informatização dos seus sistemas.