Cadastro de eleições com o sistema SAELE

ATI


atualizado 4 meses atrás


1 – Acessar o link https://saele.uel.br/saele/LoginAdm.php e fazer login com seu usuário e a senha (mesma senha do portal do servidor).

2- Na tela seguinte será necessário adicionar um novo processo eleitoral, clicando em “Incluir Concurso Eleitoral”.

3- Será aberta uma janela para adicionar algumas informações sobre o novo concurso eleitoral. Adicione uma breve descrição do evento, o dia e hora de início e dia e hora de término, no campo “Modalidade da Eleição” deixe marcado a opção “Livre” caso seja uma eleição realizada de forma online sem urnas, os outros 2 campos não há necessidade de alteração conforme a imagem abaixo. Clique em “Salvar” para concluir.

4- Será criado o concurso eleitoral na tela principal do sistema, agora será necessário fazer a inclusão da eleição (pode ter mais de uma eleição para o Concurso Eleitoral). Fazendo uma comparação, o Concurso Eleitoral seria o processo eleitoral e a eleição seria para Presidente e Governador. Clique em “Incluir Eleição”.

5- Na tela de edição, faça uma breve descrição do que será essa eleição, informe a quantidade de votos possíveis (Por exemplo, são 2 votos para governadores) e informe quantos dígitos terão cada chapa a ser cadastrada e clique em “Avançar”.

OBS: Se for definido que a chapa terá 1 dígito, OBRIGATORIAMENTE A NUMERAÇÃO TERÁ QUE SER: 1, 2, 3 até 9.

Se a chapa tiver 2 dígitos OBRIGATORIAMENTE A NUMERAÇÃO SERÁ DO NUMERAL 10 EM DIANTE, ou seja nunca usar o número zero à esquerda nas chapas.

6-Será apresentado a tela da imagem abaixo, informando o nome do Concurso Eleitoral e a Eleição. Agora será necessário a inclusão do(s) gerente(s) da eleição para poder realizar a zerézima, inclusão dos Membros da Comissão caso haja a necessidade, inclusão das chapas que concorrerão a eleição e por fim a inclusão dos Eleitores. Os passos abaixo descreverão como realizar a inclusão de cada item.

 8- Primeiramente será necessário incluir o gerente, será a mesma pessoa que está cadastrando o Concurso e eleições. Clique em “Incluir Gerente” e na tela seguinte digite o nome completo da pessoa ou o primeiro nome, clique em “Pesquisar” que abrirá uma caixa com os nomes correspondentes, por fim clique em “Selecionar”. Pode ser cadastrado mais de um gerente.

OBS: O gerente do concurso eleitoral em hipótese alguma poderá ser cadastrado como candidato deste processo. Ou seja, não poderá gerenciar e ao mesmo tempo concorrer nas eleições.

9- Clique em “Incluir Chapa” e na tela seguinte adicione a descrição e o número da chapa, lembrando que a chapa deverá ter a quantidade de dígitos determinado na inclusão da Eleição descrito no passo 5 e clique em “Salvar”. Poderá ser adicionado quantas chapas forem necessárias.

A lista de chapas será demonstrada na tela do Concurso Eleitoral conforme imagem abaixo

10- Agora será necessário a inclusão dos candidatos nas chapas, clique em “incluir candidato” na chapa correspondente ao candidato.

11- Na próxima janela, selecionar o nome do candidato. No campo “Selecione o tipo de participação” escolha uma opção que se enquadre com o cargo a ser ocupado na eleição, caso não haja uma opção válida preencha o campo “Ou preencha um novo tipo de participação” . No final clique em “Selecionar” para adicionar o candidato.

11- A lista dos candidatos será apresentada nas chapas conforme imagem abaixo.

OBS: É de responsabilidade da comissão eleitoral ou dos candidatos a divulgação das chapas para os eleitores.

12-Por último deverão ser incluídos os eleitores, pode ser realizado de forma manual ou por importação de arquivo com extensão CSV. Para a inclusão manual, após digitar o nome e localizar o eleitor, clicar em “Selecionar”.

Os eleitores ficarão na lista de eleitores cadastrados no final da página.

OBS IMPORTANTE:

CASO SEJA REALIZADA A IMPORTAÇÃO DA LISTA DE ELEITORES UTILIZANDO UM ARQUIVO, ESTE ARQUIVO DEVERÁ OBRIGATORIAMENTE SER SOLICITADO À PRORH DO CÂMPUS UNIVERSITÁRIO, SETOR DE SERVIÇO DE APOIO TÉCNICO. O ARQUIVO DEVERÁ DEVERÁ CONTER ALGUNS CAMPOS OBRIGATÓRIOS E OS NOMES DOS ELEITORES EM CAIXA ALTA, JÁ CIENTE PELA EQUIPE DA PRORH.

1- AO REALIZAR A IMPORTAÇÃO DO ARQUIVO CSV DOS ELEITORES, É IMPRESCINDÍVEL QUE A NUMERAÇÃO DA CHAPA FUNCIONAL DO ELEITOR ESTEJA COM TODOS OS NÚMEROS ZEROS À ESQUERDA CASO HAJA, EX: 0123456. SE NÃO ESTIVER COM OS NÚMEROS ZEROS À ESQUERDA O ELEITOR NÃO ACESSARÁ A ELEIÇÃO MESMO SE FOR ADICIONADO NO CONCURSO ELEITORAL.

2- O NOME DO ELEITOR NO ARQUIVO CSV DEVERÁ ESTAR EM LETRAS MAIÚSCULAS CASO CONTRÁRIO ACARRETARÁ EM ERRO NA IMPORTAÇÃO DO ELEITOR.

13- Após a inclusão dos gerentes, chapas e candidatos e eleitores, será necessário realizar o checklist para verificar pendências a serem concluídas. Na tela de cadastro de concursos, localize o concurso correspondente, clique em “Ações” e depois “Checklist”.

14- A lista de pendência será demonstrada conforme a tela a seguir, neste caso há a necessidade de realizar a homologação final e depois realizar a zerézima. Ao final clicar em “Voltar”.

15- Para realizar a homologação final caso não tenha mais necessidade de adicionar nenhuma chapa ou eleitores, clique no botão “Ações” e depois clique em “Homologação Final”. OBS: NA HOMOLOGAÇÃO FINAL NÃO É POSSÍVEL MAIS FAZER NENHUMA ALTERAÇÃO NO CONCURSO ELEITORAL, DEVE ESTAR TUDO CORRETO.

Caso não haja nenhum problema será demonstrada a tela abaixo, caso ocorra algum problema será demonstrado e deverá ser verificado. Ao final clique em “Voltar”.

16- Após a homologação final, verificar novamente o checklist

17- Agora falta somente realizar a zerézima.

18- Para a transparência e idoneidade do Concurso Eleitoral, no momento de executar a zerézima é aconselhável estar presente no recinto representantes da comissão eleitoral, ou realizar uma videoconferência com os membros e candidatos para garantir o processo.

Para realizar a zerézima, clique em “Verificar os votos”.

19-Clique em zerar votos

20- Clique em OK e os votos serão zerados

Demonstração de votos zerados para todas as chapas

21- Ao verificar o checklist novamente, não haverá mais pendências. Nesse momento não há mais nenhum procedimento a realizar, somente aguardar o início da eleição.

22- Será necessário copiar o endereço do link para acessar a votação e disponibilizar para os eleitores, para isso, clique no botão “Ações” e depois “Enviar Email”.

23 – Copie o link indicado na seta, disponibilize em listas de e-mail de departamento. OBS: Nesse primeiro momento, não está disponível o envio automático de e-mail por esse sistema, será necessário copiar esse link e encaminhar por e-mail manualmente.

24- Aguarde o início da votação, definido quando foi criado o Concurso Eleitoral, ficará com status “Inativa” até o início.

25- Quando iniciar a votação o status da eleição irá mudar para “Ativa” e será demostrado o progresso de eleitores que já votaram.

26- Ao término da votação o status alternará para “Encerrada”.

27- Quando o status for Encerrada será possível realiza a contagem dos votos, para isso clique no botão “Ações” e “Contagem de votos”.

Será exibida a mensagem abaixo, clique em Voltar

28- Finalmente será possível realizar a apuração e verificar o resultado da eleição, a eleição estará com status “Encerrada”. Para a transparência e idoneidade do Concurso Eleitoral, no momento de realizar a apuração é aconselhável estar presente representantes da comissão eleitoral ou realizar uma videoconferência para garantir o processo. Clique em “Visualizar a apuração”..

29- Na tela de apuração será demonstrado a quantidade de votos recebidos para cada chapa, quantidade de votos em Branco e votos Nulos. Também é apresentado a quantidade de Eleitores e quantos votos efetivos a eleição obteve.

É possível realizar o download em arquivo PDF do relatório de Votos (por número de Chapa) e o relatório de Votos (por ordem de colocação) para ser impresso e afixado em local público.

A Lista de votantes também é disponibilizada com os nomes de todos os eleitores que realmente votaram, para eventual necessidade.

O Processo eleitoral com o sistema SAELE está finalizado.

ATENÇÃO: No processo de votação deverá ser utilizado obrigatoriamente microcomputadores ou notebooks, visto que o sistema não foi otimizado para uso em dispositivos móveis (celulares, tablets) o que pode ocasionar falha na votação.


Em caso de dúvidas, entre em contato com nossos canais de atendimento

Leia também

Configuração da rede WifiUEL para Chromebook (Chrome OS)

1- Clique no ícone da rede sem fio ao lado do relógio e depois na rede wifiuel, conforme a figura abaixo. 2- Na lista de redes disponíveis, clique na rede wifiuel. 3- Na tela de configuração que irá abrir, preencha os campos de acordo com a tela abaixo. 4- Role a tela mais abaixo e […]


Solicitar aprovações em arquivos no Google Drive

Você pode solicitar e obter aprovações para seu conteúdo no Google Drive. Quando o seu material estiver pronto para revisão, você pode pedir ao destinatário que aprove o conteúdo. 1- Acesse o Google Drive e localize o arquivo que queria encaminhar para aprovação 2- Clique com o botão direito do mouse e clique “Aprovações” 3- […]


Relatório de originalidade do Google Classroom

O relatório de originalidade do Google Classroom é uma ferramenta que verifica a autenticidade dos trabalhos, comparando o arquivo do Documentos Google de um aluno com páginas da Web e livros na Internet. Este recurso pode ser utilizado por alunos e docentes utilizando a conta pessoal @uel.br. Relatório de originalidade para docentes 1- Primeiramente é […]


Criar curso no Google Classroom sem a integração com a Pauta Eletrônica

Não é mais necessário seguir este tutorial para criar os cursos no Google Classroom sem a integração com a pauta. Agora é possível criar cursos para grupos de turmas ou para cada uma separadamente. O tutorial para criação de curso no Classroom pela Pauta Eletrônica de Graduação foi atualizado. A ATI está trabalhando para adicionar […]