Relatório de originalidade do Google Classroom

ATI


atualizado 5 meses atrás


O relatório de originalidade do Google Classroom é uma ferramenta que verifica a autenticidade dos trabalhos, comparando o arquivo do Documentos Google de um aluno com páginas da Web e livros na Internet.

Este recurso pode ser utilizado por alunos e docentes utilizando a conta pessoal @uel.br.

IMPORTANTE

O recurso “Verificar plágio (originalidade)”, só estará disponível se o trabalho do aluno for entregue utilizando o Google Documentos. Portanto, os demais formatos (doc, pdf e outros) não serão verificados.

Relatório de originalidade para docentes

1- Primeiramente é necessário ativar o recurso “Verificar plágio (originalidade) ao adicionar uma nova atividade.

OBS: O recurso “Verificar plágio (originalidade)”, deverá estar habilitado nas atividades para os alunos poderem realizar a verificação de originalidade antes de anexar os trabalhos.

2- Para realizar a verificação de plágio na atividade, primeiramente acesse a atividade cadastrada.

3- Verificar os arquivos entregues

4- No arquivo a ser verificado, clique na informação demonstrada do lado direito da tela do documento, onde mostra quantos trechos foram sinalizados com incidências a serem analisadas.

5- Será demonstrado quais os trechos e onde foram encontrados, aqui neste exemplo um link da internet.


Relatório de originalidade para alunos

O recurso de relatório de originalidade para alunos somente estará disponível se o docente que criou a atividade ativou o recurso “Verificar plágio (originalidade)”, listado neste tutorial, em relatório de originalidade para docentes.

1- Para utilizar o recurso na conta de aluno, acesse o Google Classroom e depois acesse a atividade proposta pelo docente.

2- Clique em “+ Adicionar ou criar” para abrir um novo documento ou anexar um documento do Google.

3- Neste exemplo foi criado um novo documento do Google Documentos

4- Clique em “Analisar” para realizar a verificação de autenticidade do documento

5- Clique em “Analisar” na tela que surgir

6- Será gerado o relatório de originalidade, aguardar o procedimento finalizar.

7- Ao finalizar, clicar em “Ver relatório de originalidade” do documento que foi verificado.

8- Será demonstrado no documento qual trecho foi verificado citações com referências de Internet ou outro meio.

9- Quando finalizar a correção ou a análise do documento mostrar correspondência encontrada”, basta clicar no botão “Entregar”.

Para mais informações sobre o recurso relatório de originalidade do Google Classroom, acesse a página de suporte do Google neste Link.


Em caso de dúvidas, entre em contato com nossos canais de atendimento

Leia também

Solicitar aprovações em arquivos no Google Drive

Você pode solicitar e obter aprovações para seu conteúdo no Google Drive. Quando o seu material estiver pronto para revisão, você pode pedir ao destinatário que aprove o conteúdo. 1- Acesse o Google Drive e localize o arquivo que queria encaminhar para aprovação 2- Clique com o botão direito do mouse e clique “Aprovações” 3- […]


Novos recursos Google Workspace

Informamos que estão disponíveis novos recursos do Google Workspace for Education Plus.  Relatório de Originalidade no Classroom para prevenção de plágio Professores e alunos podem usar os relatórios de originalidade para verificar a autenticidade dos trabalhos pelo Classroom. O sistema verifica todo o conteúdo do trabalho, comparando-o com conteúdos disponíveis na web e com os […]


Instruções de pagamento PIX/Guia de Arrecadação

O usuário pode chegar ao pagamento pelos Sistemas UEL ou, por exemplo, pelo site do curso ou evento em que vai se inscrever. Até então, após preencher os dados solicitados, a pessoa era encaminhada ao pagamento, ou seja, geração da guia de arrecadação. Agora, aparece uma tela com um QR Code e, com o celular […]


Criar curso no Google Classroom sem a integração com a Pauta Eletrônica

Não é mais necessário seguir este tutorial para criar os cursos no Google Classroom sem a integração com a pauta. Agora é possível criar cursos para grupos de turmas ou para cada uma separadamente. O tutorial para criação de curso no Classroom pela Pauta Eletrônica de Graduação foi atualizado. A ATI está trabalhando para adicionar […]