Cadastro de eleições com o sistema SAELE
ATI
atualizado 1 ano atrás
1 – Acessar o link https://saele.uel.br/saele/LoginAdm.php e fazer login com seu usuário e a senha (mesma senha do portal do servidor).
2- Na tela seguinte será necessário adicionar um novo processo eleitoral, clicando em “Incluir Concurso Eleitoral”.
3- Será aberta uma janela para adicionar algumas informações sobre o novo concurso eleitoral. Adicione uma breve descrição do evento, o dia e hora de início e dia e hora de término, no campo “Modalidade da Eleição” deixe marcado a opção “Livre” caso seja uma eleição realizada de forma online sem urnas, os outros 2 campos não há necessidade de alteração conforme a imagem abaixo. Clique em “Salvar” para concluir.
4- Será criado o concurso eleitoral na tela principal do sistema, agora será necessário fazer a inclusão da eleição (pode ter mais de uma eleição para o Concurso Eleitoral). Fazendo uma comparação, o Concurso Eleitoral seria o processo eleitoral e a eleição seria para Presidente e Governador. Clique em “Incluir Eleição”.
5- Na tela de edição, faça uma breve descrição do que será essa eleição, informe a quantidade de votos possíveis (Por exemplo, são 2 votos para governadores) e informe quantos dígitos terão cada chapa a ser cadastrada e clique em “Avançar”.
OBS: Se for definido que a chapa terá 1 dígito, OBRIGATORIAMENTE A NUMERAÇÃO TERÁ QUE SER: 1, 2, 3 até 9.
Se a chapa tiver 2 dígitos OBRIGATORIAMENTE A NUMERAÇÃO SERÁ DO NUMERAL 10 EM DIANTE, ou seja nunca usar o número zero à esquerda nas chapas.
6-Será apresentado a tela da imagem abaixo, informando o nome do Concurso Eleitoral e a Eleição. Agora será necessário a inclusão do(s) gerente(s) da eleição para poder realizar a zerézima, inclusão dos Membros da Comissão caso haja a necessidade, inclusão das chapas que concorrerão a eleição e por fim a inclusão dos Eleitores. Os passos abaixo descreverão como realizar a inclusão de cada item.
8- Primeiramente será necessário incluir o gerente, será a mesma pessoa que está cadastrando o Concurso e eleições. Clique em “Incluir Gerente” e na tela seguinte digite o nome completo da pessoa ou o primeiro nome, clique em “Pesquisar” que abrirá uma caixa com os nomes correspondentes, por fim clique em “Selecionar”. Pode ser cadastrado mais de um gerente.
OBS: O gerente do concurso eleitoral em hipótese alguma poderá ser cadastrado como candidato deste processo. Ou seja, não poderá gerenciar e ao mesmo tempo concorrer nas eleições.
9- Clique em “Incluir Chapa” e na tela seguinte adicione a descrição e o número da chapa, lembrando que a chapa deverá ter a quantidade de dígitos determinado na inclusão da Eleição descrito no passo 5 e clique em “Salvar”. Poderá ser adicionado quantas chapas forem necessárias.
A lista de chapas será demonstrada na tela do Concurso Eleitoral conforme imagem abaixo
10- Agora será necessário a inclusão dos candidatos nas chapas, clique em “incluir candidato” na chapa correspondente ao candidato.
11- Na próxima janela, selecionar o nome do candidato. No campo “Selecione o tipo de participação” escolha uma opção que se enquadre com o cargo a ser ocupado na eleição, caso não haja uma opção válida preencha o campo “Ou preencha um novo tipo de participação” . No final clique em “Selecionar” para adicionar o candidato.
11- A lista dos candidatos será apresentada nas chapas conforme imagem abaixo.
OBS: É de responsabilidade da comissão eleitoral ou dos candidatos a divulgação das chapas para os eleitores.
12-Por último deverão ser incluídos os eleitores, pode ser realizado de forma manual ou por importação de arquivo com extensão CSV. Para a inclusão manual, após digitar o nome e localizar o eleitor, clicar em “Selecionar”.
Os eleitores ficarão na lista de eleitores cadastrados no final da página.
OBS IMPORTANTE:
CASO SEJA REALIZADA A IMPORTAÇÃO DA LISTA DE ELEITORES UTILIZANDO UM ARQUIVO, ESTE ARQUIVO DEVERÁ OBRIGATORIAMENTE SER SOLICITADO À PRORH DO CÂMPUS UNIVERSITÁRIO, SETOR DE SERVIÇO DE APOIO TÉCNICO. O ARQUIVO DEVERÁ DEVERÁ CONTER ALGUNS CAMPOS OBRIGATÓRIOS E OS NOMES DOS ELEITORES EM CAIXA ALTA, JÁ CIENTE PELA EQUIPE DA PRORH.
1- AO REALIZAR A IMPORTAÇÃO DO ARQUIVO CSV DOS ELEITORES, É IMPRESCINDÍVEL QUE A NUMERAÇÃO DA CHAPA FUNCIONAL DO ELEITOR ESTEJA COM TODOS OS NÚMEROS ZEROS À ESQUERDA CASO HAJA, EX: 0123456. SE NÃO ESTIVER COM OS NÚMEROS ZEROS À ESQUERDA O ELEITOR NÃO ACESSARÁ A ELEIÇÃO MESMO SE FOR ADICIONADO NO CONCURSO ELEITORAL.
2- O NOME DO ELEITOR NO ARQUIVO CSV DEVERÁ ESTAR EM LETRAS MAIÚSCULAS CASO CONTRÁRIO ACARRETARÁ EM ERRO NA IMPORTAÇÃO DO ELEITOR.
13- Após a inclusão dos gerentes, chapas e candidatos e eleitores, será necessário realizar o checklist para verificar pendências a serem concluídas. Na tela de cadastro de concursos, localize o concurso correspondente, clique em “Ações” e depois “Checklist”.
14- A lista de pendência será demonstrada conforme a tela a seguir, neste caso há a necessidade de realizar a homologação final e depois realizar a zerézima. Ao final clicar em “Voltar”.
15- Para realizar a homologação final caso não tenha mais necessidade de adicionar nenhuma chapa ou eleitores, clique no botão “Ações” e depois clique em “Homologação Final”. OBS: NA HOMOLOGAÇÃO FINAL NÃO É POSSÍVEL MAIS FAZER NENHUMA ALTERAÇÃO NO CONCURSO ELEITORAL, DEVE ESTAR TUDO CORRETO.
Caso não haja nenhum problema será demonstrada a tela abaixo, caso ocorra algum problema será demonstrado e deverá ser verificado. Ao final clique em “Voltar”.
16- Após a homologação final, verificar novamente o checklist
17- Agora falta somente realizar a zerézima.
18- Para a transparência e idoneidade do Concurso Eleitoral, no momento de executar a zerézima é aconselhável estar presente no recinto representantes da comissão eleitoral, ou realizar uma videoconferência com os membros e candidatos para garantir o processo.
Para realizar a zerézima, clique em “Verificar os votos”.
19-Clique em zerar votos
20- Clique em OK e os votos serão zerados
Demonstração de votos zerados para todas as chapas
21- Ao verificar o checklist novamente, não haverá mais pendências. Nesse momento não há mais nenhum procedimento a realizar, somente aguardar o início da eleição.
22- Será necessário copiar o endereço do link para acessar a votação e disponibilizar para os eleitores, para isso, clique no botão “Ações” e depois “Enviar Email”.
23 – Copie o link indicado na seta, disponibilize em listas de e-mail de departamento. OBS: Nesse primeiro momento, não está disponível o envio automático de e-mail por esse sistema, será necessário copiar esse link e encaminhar por e-mail manualmente.
24- Aguarde o início da votação, definido quando foi criado o Concurso Eleitoral, ficará com status “Inativa” até o início.
25- Quando iniciar a votação o status da eleição irá mudar para “Ativa” e será demostrado o progresso de eleitores que já votaram.
26- Ao término da votação o status alternará para “Encerrada”.
27- Quando o status for Encerrada será possível realiza a contagem dos votos, para isso clique no botão “Ações” e “Contagem de votos”.
Será exibida a mensagem abaixo, clique em Voltar
28- Finalmente será possível realizar a apuração e verificar o resultado da eleição, a eleição estará com status “Encerrada”. Para a transparência e idoneidade do Concurso Eleitoral, no momento de realizar a apuração é aconselhável estar presente representantes da comissão eleitoral ou realizar uma videoconferência para garantir o processo. Clique em “Visualizar a apuração”..
29- Na tela de apuração será demonstrado a quantidade de votos recebidos para cada chapa, quantidade de votos em Branco e votos Nulos. Também é apresentado a quantidade de Eleitores e quantos votos efetivos a eleição obteve.
É possível realizar o download em arquivo PDF do relatório de Votos (por número de Chapa) e o relatório de Votos (por ordem de colocação) para ser impresso e afixado em local público.
A Lista de votantes também é disponibilizada com os nomes de todos os eleitores que realmente votaram, para eventual necessidade.
O Processo eleitoral com o sistema SAELE está finalizado.
ATENÇÃO: No processo de votação deverá ser utilizado obrigatoriamente microcomputadores ou notebooks, visto que o sistema não foi otimizado para uso em dispositivos móveis (celulares, tablets) o que pode ocasionar falha na votação.
Em caso de dúvidas, entre em contato com nossos canais de atendimento