Instalação do cliente FortiClient VPN para Windows

ATI


atualizado 8 meses atrás


As instruções abaixo indicam como conectar à VPN da UEL utilizando o FortiClient VPN. A VPN permite que usuários acessem serviços restritos na rede interna da UEL mesmo quando o acesso ocorre fora da universidade.

Este recurso está disponível a servidores, estudantes e docentes da universidade.

Este manual está disponível na versão impressa e versão em vídeo. Para acessar o manual em vídeo clique no vídeo abaixo, caso queira visualizar a versão impressa role a página.

Manual em vídeo
Manual impresso

01- Faça o download do aplicativo FortiClient clicando na imagem abaixo:

Clique na imagem para fazer o download

02- Após fazer o download e executar o instalador FortiClientVPNOnlineInstaller, aguardar baixar a imagem do instalar conforme a tela abaixo.

03- Após baixar a imagem, na tela seguinte clicar em “sim, eu li e aceito o contrato” e clicar em “Avançar” conforme assinalado nas setas.

04- Clicar em “Avançar”, não fazer nenhuma alteração.

05- Clicar em “Instalar” e aguardar a tela de andamento da instalação.

06- Clicar em “Concluir”.

07- Caso a instalação requisite a reinicialização do sistema, reinicie clicando em “Sim”, caso contrário prossiga para o próximo passo.

08- Após a instalação, aparecerá no canto inferior direito da tela, ao lado do relógio, o ícone do FortiClient, clicar com o botão direito e abrir a opção “Abrir a Console FortiClient” conforme a seta. Ou clique no ícone “FortiClient VPN” criado na área de trabalho.

09- Na tela de configuração do FortiClient, clicar no campo identificado na seta e depois clicar em “I accept”.

10-Clicar em “Configurar a VPN”.

10- Preencher os campos abaixo com os seguintes dados:

ConfiguraçãoValor
VPNVPN IPsec
Nome da conexãoVPN-UEL
Descrição(Deixar em branco)
Gateway Remotovpn-02.uel.br
Método de AutenticaçãoChave Pré-Compartilhada
Senhauelvpn
Autenticação (Xauth)Prompt no login

Após preencher os campos, clicar em Salvar.

11- Na tela seguinte, digitar seu login da rede UEL (SEM o @uel.br) e a senha (mesma do e-mail). Clicar em Conectar.

10- A conexão à rede VPN será estabelecida. Para finalizar a conexão após o término do serviço a ser realizado remotamente, clique no botão “Desconectar”.


Em caso de dúvidas, entre em contato com nossos canais de atendimento

Leia também

Configuração da rede WifiUEL para Chromebook (Chrome OS)

1- Clique no ícone da rede sem fio ao lado do relógio e depois na rede wifiuel, conforme a figura abaixo. 2- Na lista de redes disponíveis, clique na rede wifiuel. 3- Na tela de configuração que irá abrir, preencha os campos de acordo com a tela abaixo. 4- Role a tela mais abaixo e […]


Solicitar aprovações em arquivos no Google Drive

Você pode solicitar e obter aprovações para seu conteúdo no Google Drive. Quando o seu material estiver pronto para revisão, você pode pedir ao destinatário que aprove o conteúdo. 1- Acesse o Google Drive e localize o arquivo que queria encaminhar para aprovação 2- Clique com o botão direito do mouse e clique “Aprovações” 3- […]


Relatório de originalidade do Google Classroom

O relatório de originalidade do Google Classroom é uma ferramenta que verifica a autenticidade dos trabalhos, comparando o arquivo do Documentos Google de um aluno com páginas da Web e livros na Internet. Este recurso pode ser utilizado por alunos e docentes utilizando a conta pessoal @uel.br. Relatório de originalidade para docentes 1- Primeiramente é […]


Criar curso no Google Classroom sem a integração com a Pauta Eletrônica

Não é mais necessário seguir este tutorial para criar os cursos no Google Classroom sem a integração com a pauta. Agora é possível criar cursos para grupos de turmas ou para cada uma separadamente. O tutorial para criação de curso no Classroom pela Pauta Eletrônica de Graduação foi atualizado. A ATI está trabalhando para adicionar […]