Estágios e Intercâmbios

Curricular Não Obrigatório – UEL

ANTES DE INICIAR O ESTÁGIO:

1 – Os estudantes devem verificar a existência de Convênio entre a Unidade Concedente de Estágio e a UEL, caso não haja convênio, solicite à Unidade Concedente do Estágio que  estabeleça convênio com a UEL preenchendo o formulário Cadastral de Convênio.  Com isto, a Divisão Central de Estágios entrará em contato com a Unidade Concedente do Estágio para propor o convênio e o estudante deverá aguardar a formalização para dar entrada na documentação do estágio.

2 – Após a formalização do convênio, o(a) estudante deverá providenciar os seguintes documentos para protocolização do estágio:

– 01 (uma) via do Plano de Estágio;

– 01 (uma) via do Termo de Compromisso de Estágio Curricular Não Obrigatório;

– 01 (uma) cópia da apólice de seguro para realização do estágio (fornecida pela unidade concedente).

– Caso seja estudante do Curso de Administração: cópia do Diploma do Orientador de Campo e cópia do Registro de Matrícula.

– Caso seja estudante dos Cursos de Pedagogia e Direito: Carta de Dispensa.

Atenção:

3) Antes de protocolizar, no (www.eprotocolo.pr.gov.br), o estudante deverá coletar as assinaturas:

a) Na via do Plano de Estágio: Estagiário, Orientador de campo e Supervisor docente (caso o estudante seja de: DIREITO, EDUCAÇÃO FÍSICA – Bacharelado e Currículo novo 2023, PEDAGOGIA, BIBLIOTECONOMIA, ENFERMAGEM ou JORNALISMO. Para os demais cursos, não há necessidade de coletar assinaturas do docente supervisor do estágio, pois estes serão indicados pela Coordenação de Estágios do Curso.)

b) Na via do Termo de Compromisso de Estágio: Estagiário e Unidade concedente (em alguns casos, orientador de campo e docente supervisor).

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O TUTORIAL
Orientações para E-Protocolo Para Estágio Curricular Não Obrigatório

4) A protocolização dos documentos deve ser realizada no site www.eprotocolo.pr.gov.br, pelo menos 10 dias antes do início do estágio, caso seja protocolizado com data retroativa, o estágio será indeferido (negado) e o estudante não poderá realizar o estágio.

5) Com o indeferimento por data retroativa, o estudante poderá protocolar nova documentação, com data de início futura.

6) Estudantes matriculados na última série somente poderão realizar estágio até o último dia do período letivo, conforme calendário dos cursos de graduação da UEL.

7) É de responsabilidade do estudante consultar periodicamente no Portal do Estudante e no eProtocolo, atramitação da solicitação de estágio, possíveis pendências,  deferimento ou indeferimento do estágio, local em que o protocolo se encontra (último andamento).

APÓS O ENCERRAMENTO DO ESTÁGIO

1 – Finalizado o estágio, o estudante deverá solicitar acesso ao protocolo inicial e incluir os seguintes documentos, assinados conforme item 3.a:

a) Carta de Cancelamento: caso tenha encerrado o estágio antes da data prevista para término, que consta no termo de compromisso.

b) Relatório de Atividades de Estágios assinado: um para cada 6 meses (no máximo) de estágio realizado, contados a partir da data de início do estágio;

c) Relatório final de Estágio assinado pelo estudante, professor supervisor (conforme item 3.a) e orientador de campo, devidamente preenchidos os campos de início e término, TOTAL de carga horária estagiada no estágio, bem como as atividades desenvolvidas.

d) Curso de ADMINISTRAÇÃO: Relatório Anual Complementar (modelo disponível neste site)

Observação: somente para estágios com protocolos físicos: Caso o estudante queira fazer a inclusão de relatórios de encerramento dos estágios que constam como processos físicos, deverá abrir um protocolo no site www.eprotocolo.pr.gov.br e incluir os documentos faltantes que serão analisados, cadastrados e enviados para as devidas aprovações.

2 – A Divisão Central de Estágios/PROGRAD – encaminhará os relatórios para análise e aprovações da Coordenação de Estágio e Colegiado do Curso.

3 – De acordo com o Regulamento de Estágios de cada curso, toda ou parte do total de carga horária, poderá ser convertida para Atividade Acadêmica Complementar (AAC) ou certificado.

4 – Caso haja carga horária destinada para Certificado:

a) Certificado virtual: acessar o Portal do Estudante (sem logar), menu lado esquerdo – EMISSÃO DE CERTIFICADO – ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO – Inserir seus dados (matrícula, Primeiro Nome, RG e CPF), clicar em “Não sou um Robô”, confirmar dados.

b) Certificado físico: acessar o Portal do Estudante (sem logar), menu lado esquerdo – SOLICITAÇÃO DE DOCUMENTOS – PROGRAD – CERTIFICADO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO ou PROGRAD – CERTIFICADOS DE ESTÁGIOS EM REGIME DE URGÊNCIA.

5 – Caso haja carga horária incluída em Histórico Escolar como AAC: O Atestado virtual desta carga horária, poderá ser emitida via Portal do Estudante (inserindo login e senha, caso ainda tenha acesso ao Portal) menu lado esquerdo, DOCUMENTOS, ATESTADOS, ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO.

ATENDIMENTO:

PROGRAD/DIVISÃO DE ESTÁGIOS – Segunda à sexta-feira das 08h00 às 11h30 e das 14h00 às 17h00. SAUEL – Sistema de Arquivo da UEL – atende das 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00, de segunda a sexta-feira.

ACESSAR FORMULÁRIOS