Catálogo dos Cursos de Graduação (2024)


Design de Moda

Criação
Estilismo em Moda: Resolução da n.º 3006, de 16.07.96, alterada a denominação através da Resolução CEPE n.º 97, de 18.08.04

Grau
Bacharel em Design de Moda 

Turno
Matutino

Perfil do Profissional
As competências que se espera do designer de moda formado pela UEL são as seguintes: Técnicas: habilidades de utilização de tecnologias, materiais e processos; Científicas: utilização do método científico na pesquisa, envolvendo o levantamento de dados bibliográficos e de campo, assim como a busca constante pelo desenvolvimento intelectual; Artísticas: desenvolvimento de conceituação e expressão, linguagem visual e processo criativo; Éticas e políticas: desenvolvimento da cidadania, da adequada postura profissional, do conhecimento dos deveres, direitos e da responsabilidade social e ambiental.

Objetivo do Curso
Formar designers de moda, integrados à realidade contemporânea, capazes de projetar objetos e/ou sistemas de objetos de uso por meio do enfoque interdisciplinar, considerando as características dos usuários e de seu contexto socioeconômico e cultural, bem como potencialidades e limitações econômicas e tecnológicas das unidades produtivas; desenvolver a visão integrada do sistema socioeconômico e cultural da região, bem como as exigências formativas necessárias para atuar nesse sistema, não só para aprimorá-lo como para transformá-lo; analisar as necessidades humanas e os sistemas produtivos, estabelecendo a relação entre eles a partir de uma abordagem integrada do vestuário; interpretar e aplicar fundamentos teóricos para a compreensão do contexto histórico, sociocultural, simbólico e mercadológico do design de moda; desenvolver a capacidade analítica, técnica, crítica, criativa e expressiva na área de moda e suas adjacentes; identificar, analisar e aplicar ferramentas metodológicas de projeto; estruturar e exercitar as diversas fases do projeto de produtos de moda, desde a interpretação de tendências até a execução do produto, por meio da aplicação e metodologia projetual; viabilizar soluções para problemas de design de moda, equacionando fatores ergonômicos, estéticos, socioculturais, econômicos e tecnológicos e desenvolver atitudes que caracterizem uma atuação profissional ética, respeitando os valores de cidadania e responsabilidade social.

Campos de Atuação
Confecções de Moda; Indústria de aviamentos e acessórios; Empresas de varejo de Moda; Fiações, tecelagens, malharias, estamparias, empresas de tecidos para decoração; Empresas de assessoria e consultoria de Moda; Empresas de produção artística na criação de figurinos e produção de Moda; Empresas de comunicação de Moda.

Sistema Acadêmico
Matrícula por Série

Duração Mínima e Máxima
4/8 anos

Turno/vagas
Matutino – 30

Saiba Mais Sobre o Curso de Design de Moda

Organização Curricular

Ementas

Corpo Docente

Estrutura/Recursos

Projeto Pedagógico