Formação Continuada

Programa Permanente de Formação Continuada em Educação Especial no Ensino Superior / UEL

Público Alvo: Docentes da educação superior e demais interessados da comunidade interna.

A presença de estudantes com deficiência na universidade é uma conquista coletiva e exige o fortalecimento de práticas pedagógicas inclusivas. Nesse processo, os docentes tem um papel central na promoção do acesso, da permanência e da participação qualificada desses estudantes.

Esta página foi pensada para te apoiar nesse percurso. Aqui, você encontrará atividades  formativas que abordam aspectos legais, pedagógicos e práticos relacionados à educação inclusiva no ensino superior. Esses encontros visam garantir formação continuada aos docentes quanto às praticas educacionais inclusivas, ampliando o olhar, oferecendo subsídios para a reflexão, desenvolvimento de estratégias pedagógicas e, principalmente, fortalecendo sua atuação junto à diversidade dos estudantes na sala de aula.

Atividades contínuas:

1- Projeto de Pesquisa em Ensino: Grupo de Estudos Educação Especial no Ensino Superior
Tema: Apoios para estudantes com deficiência, altas habilidades/superdotação e transtornos funcionais específicos
Coordenadora: Profa. Dra. Ana Márcia Tucci de Carvalho
Encontros: reuniões mensais com temas definidos a cada encontro.
Inscrições e Informações: nac@uel.br

Conheça os temas trabalhados até o momento: Clique aqui

2- Roda de Conversação em Libras

Tema: temáticos e variados
Encontros: segunda-feira, das 12h15 às 13h15, e quarta-feira, das 12h45 às 13h45
Inscrições: não é necessário inscrição – aberto à comunidade interna e externa
Local: sala 202 / CCB
Importante: só vale se comunicar em LIBRAS!

3- RODAS DE CONVERSA (mediante solicitação do Colegiado de Curso)

Solicitação: Via e-mail para nac@uel.br

Duração: 90 minutos

Importante: Mínimo de 10 docentes e/ ou servidores

Temas disponíveis:

-Estudantes com altas habilidades/superdotação: aprendizagem no ensino superior

-Deficiência Física: inclusão além das barreiras arquitetônicas

-Ensino e aprendizagem do estudante surdo no ensino superior

-Estudantes com deficiência visual – o que eu, professor, preciso fazer?

-Inclusão de estudantes com TEA – desafios e possibilidades

Atividades Especiais:

1- Seminário sobre inclusão no ensino superior:

Tema: Desafios e Estratégias Inclusivas para Profissionais da Educação

Dias: 25 e 26 de setembro de 2025

Local: Anfiteatro do Cesa

Inscrições: Clique aqui