PPG em Saúde Coletiva comemora 35 anos nesta segunda-feira (24)

CCS


atualizado 5 meses atrás


Publicado por

Agência UEL

O Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) comemora 35 anos de uma história marcada pelo pioneirismo, pela formação de profissionais qualificados e pelo compromisso do ensino para o Sistema Único de Saúde (SUS). Esta trajetória está registrada em uma cartilha que será lançada na manhã desta segunda-feira (24), às 8h30, na sala 553 (Prédio 1) do Centro de Ciências da Saúde (CCS), com a aula inaugural do ano letivo de 2024.

A palestrante convidada para a ocasião é a servidora pública vinculada a Fundação Oswaldo Cruz e doutora em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro Márcia Fausto. Ela irá abordar o tema “A Atenção Primária à Saúde como Nível Estratégico de Fortalecimento e Consolidação do SUS”. As inscrições podem ser realizadas por meio deste formulário.

O programa

Ao longo dos 35 anos de história, o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) já formou 77 doutores e 220 mestres com teses e dissertações inseridas em duas grandes linhas de pesquisa.

Essa trajetória teve início em 1990, com o curso de mestrado em Saúde Coletiva. Existiam, à época, apenas oito cursos de pós-graduação stricto sensu da área de Saúde Coletiva no Brasil, e nenhum na Região Sul. O Programa surgiu no contexto de grande efervescência intelectual em Saúde Coletiva e de movimentos sociais importantes, como a realização da 8a Conferência Nacional de Saúde e da 1a Conferência Nacional de Recursos Humanos, ocorridas em 1986, e a inclusão dos direitos à saúde na Constituição de 1988, que culminou na legislação criadora do Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente, o Programa mantém os cursos de mestrado acadêmico, com abertura de vagas a cada dois anos, e o de doutorado, com ingresso anual, ambos abertos a candidatos com ensino superior em qualquer área do conhecimento e com interesse em desenvolver pesquisas científicas na área da Saúde Coletiva. As duas linhas de pesquisa atualmente disponíveis são abrangentes, com foco na área de Epidemiologia (estudos quantitativos) e na de Planejamento e Gestão em Saúde (estudos qualitativos ou quantitativos). São essas as duas linhas: 1. Análise das condições de vida e saúde de grupos populacionais e 2. Avaliação, gestão do trabalho e educação em saúde. O Programa tem conceito 4 (quatro) na avaliação da CAPES.

Todos os docentes do Programa têm experiência em pesquisas na área de Saúde Coletiva, com expertise em algumas áreas específicas. Alguns dos principais projetos de pesquisa do Programa são desenvolvidos em colaboração com pesquisadores de outras importantes instituições nacionais e internacionais. Mais de 200 mestres ou doutores concluíram seus estudos no Programa, além de diversos alunos de iniciação científica dos cursos de graduação da UEL.

O PPGSC objetiva promover a qualificação acadêmica de docentes, pesquisadores e profissionais das várias profissões que atuam na Saúde Coletiva, por meio da ampliação e disseminação do conhecimento desta área, contribuindo para o desenvolvimento da própria Saúde Coletiva e do SUS. Visa, ainda, por meio de seus produtos e processos, contribuir para o desenvolvimento de comunidades, principalmente de Londrina, do Paraná e da região, incluindo outros estados.

Leia também

HU da UEL inaugura Ambulatório de Genética Médica especializado em Doenças Raras

Intranet HU O Hospital Universitário da UEL (HU-UEL) inaugurou, na sexta-feira (5), um Ambulatório de Medicina Genética, voltado ao acompanhamento de doenças raras. O serviço, localizado no Ambulatório de Especialidades do HU (AEHU), foi implementado com o objetivo de oferecer uma abordagem especializada reduzindo o tempo de espera por diagnósticos precisos e promovendo a qualidade […]


Coordenador do CIATox Londrina participa de capacitação de profissionais da SESA na 19ª RS

Intranet Hu A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promoveu, na ultima semana, uma capacitação voltada aos profissionais de saúde de 22 municípios da 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho, no Norte Pioneiro, com foco na atenção e vigilância dos acidentes causados por animais peçonhentos, dentre eles serpentes, escorpiões, aranhas, lagartas e abelhas. O curso […]


Mutirão na Urologia reduz lista de espera para cirurgia e proporciona atualização para profissionais

Francisco Yudi* Agência UEL Um mutirão realizado de 27 a 30 de agosto, no HU, em cirurgia prostática avançada,proporcionou capacitação continuada aos urologistas na aplicação da cirurgia deenucleação endoscópica da próstata a laser. A ação beneficiou 24 pacientes da lista de espera do Hospital. A cirurgia usa técnica moderna para a retirada do crescimento prostático […]


Doutorado desenvolvido na UEL recebe menção honrosa no Prêmio Capes de Tese

Manuela Domingues* Agência UEL A doutora em Ciências da Reabilitação Unopar-UEL, Joice Mara de Oliveira, recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de Tese. Com o título “Compreendendo Traços Tratáveis Extrapulmonares e Comportamentais de Adultos Com Asma: Da Avaliação À Intervenção”, a tese foi premiada na área de Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. O resultado do prêmio […]