ATI no Virtuel 2021

ATI


atualizado 2 anos atrás


Nesta quarta-feira, 21 de julho de 2021, Humberto Ferreira da Luz Junior, Diretor de Desenvolvimento de Sistemas da ATI participou do Virtuel 2021, discorrendo sobre ferramentas que auxiliam no planejamento e promoção de eventos virtuais e o suporte que a ATI pode fornecer aos organizadores.

A ATI também estará representada no evento por Leonardo Mota Pinheiro, Diretor de Suporte a Redes e Sistemas, na quinta-feira, 22 de julho, na apresentação sobre a ferramenta OBS Studio. Mais informações estão disponíveis no site do Virtuel 2021.

Neste post nos aprofundamos em alguns recursos que foram citados na apresentação do dia 21 de julho e que podem ser úteis em aulas e eventos virtuais.

Google Workspace

O informe sobre o licenciamento Google Workspace, divulgado pela ATI recentemente, apresenta uma lista com os recursos liberados em diversas ferramentas com a licença Google Workspace for Education Plus.

Abaixo estão tutoriais demonstrando como acessar e usar estes recursos no Google Meet, Google Agenda e Google Classroom.

Google Meet

O Google Meet é a ferramenta que recebeu a maior atenção do Google no último ano e passou por muitas melhorias, como a criação de salas com até 250 participantes; transmissão para até 100 mil participantes; recursos avançados como enquetes, sessões de perguntas e respostas; cancelamento de ruídos; gravação e salas temáticas.

Enquetes

As enquetes permitem que o apresentador faça perguntas de múltipla escolha e acompanhe as respostas dos participantes em tempo real.

Para criar uma nova enquete clique em Atividades (1) e em Enquetes (2).

Clique em Iniciar uma enquete (1).

Prencha o enunciado de sua pergunta (1) e as alternativas (2 e 3). Clique em Salvar (4) e em Lançar para liberar a pergunta aos participantes da sessão no Meet.

Visualize em tempo real o resultado das respostas até que a enquete seja finalizada ao clicar no botão Finalizar a enquete.

Perguntas e Respostas

O recurso de Perguntas e Respostas pode ser útil para evitar interrupções durante a aula e separar alguns momentos para responder as perguntas realizadas pelos participantes.

Para ativar esta opção, clique em Atividades (1) e em Ativar o Perg e Resp (2).

Esta seção passará a exibir as perguntas dos participantes e dá opções ao organizador da sessão para esconder (1), marcar a pergunta como respondida (2), excluir a pergunta (3) e curtir a pergunta (4 – opção disponível a todos os participantes).

Cancelamento de Ruído

O recurso de cancelamento de ruídos remove diversos ruídos que prejudicam a qualidade do aúdio, como barulhos de digitação, de carros, de latidos, de obras e outros ruídos que prejudicam o entendimento do apresentador, fazendo com que apenas sua voz seja transmitida aos outros participantes da sessão.

Para ativar este recurso clique nos três pontos (1) e em Configurações (2).

Certifique-se que a opção Cancelamento de ruído esteja marcada (1).

Salas Temáticas

O recurso de Salas Temáticas permite separar os participantes da sessão em salas por tema ou grupo.

Para ativar este recurso clique em Atividades (1) e em Salas temáticas (2).

Clique em Configurar salas temáticas (1).

Defina a quantidade de salas desejada (1), a duração da sala até que ela seja encerrada (2), arraste os participantes para cada sala (3), nomeie cada sala (4) e clique em Abrir salas (5) para que os participantes recebam os convites.

Após clicar em Abrir salas, cada participante receberá o convite abaixo para acessar sua sala temática.

Streaming

O streaming permite o compartilhamento de um link que dá acesso apenas de visualização da sessão para o participante, que não pode comentar e compartilhar aúdio ou vídeo.

O limite de participantes por streaming é bem maior do que o do Google Meet, permitindo até 100 mil usuários simultâneos. No entanto, há uma restrição que permite que apenas usuários com conta uel.br possam acessar uma sessão do Google Meet por streaming. A ATI está verificando junto ao Google uma forma de permitir o acesso também de usuários externos.

Para ativar o streaming é necessário criar a sessão do Google Meet pelo Google Agenda em https://calendar.google.com/.

Crie um novo evento na data e horário desejados e clique em Adicionar videoconferência do Google Meet (1).

Clique para expandir as opções (1) e em Adicionar transmissão ao vivo (2 e 3).

O evento disponibilizará um link do Google Meet para compartilhar com as pessoas que participarão da sessão de forma ativa (link que inicia em meet.google.com/) e um link do Stream Meet para compartilhar com as pessoas que participarão da sessão apenas como ouvintes (link que inicia em stream.google.com).

Ao acessar a sessão do Google Meet como organizador você terá acesso a uma mensagem. Clique em Ir para o painel de stream (1) para abrir as configurações de streaming.

Selecione o idioma das legendas (1) e clique em Iniciar streaming (2).

Google Classroom

Relatório de Originalidade

O relatório de originalidade permite que tanto o aluno quanto o docente verifiquem se o trabalho contém trechos plagiados.

Para ativar este recurso no Google Classroom, ao criar uma atividade, marque a opção Verificar plágio (1) e crie a atividade.

No recebimento do trabalho enviado pelo aluno, o Classroom indicará se há algum trecho sinalizado como possível plágio (1).

Ao clicar no link é exibida a contagem de trechos sinalizados e as correspondências dos trechos na Internet.

Leia também

Lançada atualização de correção do aplicativo UEL Mobile para dispositivos Android

No final da semana passada foi identificada uma falha no UEL Mobile, que afetou parte dos usuários com dispositivos Android. Ao tentar abrir o aplicativo, a tela ficava congelada aanimação de abertura, sem prosseguir para a tela inicial. Hoje foi lançada uma nova atualização para corrigir o erro. Os usuários devem acessar a Play Store […]


Configuração da rede WifiUEL para Chromebook (Chrome OS)

1- Clique no ícone da rede sem fio ao lado do relógio e depois na rede wifiuel, conforme a figura abaixo. 2- Na lista de redes disponíveis, clique na rede wifiuel. 3- Na tela de configuração que irá abrir, preencha os campos de acordo com a tela abaixo. 4- Role a tela mais abaixo e […]


Aviso de Manutenção no Servidor Sistemas Web

Devido a manutenção de ampliação de disco do servidor www.sistemasweb.uel.br, os serviços acessados neste endereço poderão ficar indisponíveis no período abaixo. Data: 20/02/2023 (segunda-feira) Horário: 8h às 20h Serviços QUE PODEM ser afetados:  Serviços NÃO afetados: Para mais esclarecimentos, favor entrar em contato pelo e-mail ati.atendimento@uel.br


Alteração no acesso ao Sistema UEL, Portais e Sistemas na Web

Com o objetivo de melhorar a segurança e simplificar o acesso ao Sistema UEL (SICOR) e aos Sistemas da WEB (Portal do Servidor, Portal do Docente, entre outros), informamos que haverá mudanças que serão aplicadas na autenticação do serviços (Chapa Funcional  e senha) de servidores da Carreira Docente, Técnica e Usuários Especiais  nos sistemas a […]