Procedimento ao receber e-mails suspeitos
Informe divulgado nas listas digitais em 10/06/2021
Nos últimos dias recebemos várias notificações de e-mails falsos com aparência de serem reais. Trata-se de um golpe do tipo phishing. O phishing é uma técnica de engenharia social usada para enganar usuários e obter informações confidenciais como nome de usuário, senhas ou induzir à realização de operações e transferências financeiras.
Para cometer as fraudes eletrônicas, os criminosos utilizam mensagens aparentemente reais. Os usuários geralmente são atraídos por comunicações que parecem vir de empresas ou pessoas conhecidas, com endereços de e-mail que parecem reais.
Neste golpe, um sistema automatizado tenta se passar por um usuário real e envia e-mails com assinatura falsa e conteúdo suspeito. É possível estabelecer uma troca de e-mails com os fraudadores, como se a pessoa do outro lado da comunicação fosse realmente um membro da comunidade universitária.
O objetivo do golpe é obter alguma vantagem financeira ou dados confidenciais em algum ponto do diálogo. Como os e-mails são enviados em massa, às vezes em escala mundial, por processos automatizados, o conteúdo enviado geralmente contém erros de digitação e tradução mal feita para o português.
Como identificar uma tentativa de phishing?
1-Endereço do remetente é suspeito
2-O conteúdo da mensagem é incomum
Exemplo de troca de mensagens com os fraudadores:
Como proceder?
Não se preocupe! Se você ou algum conhecido seu recebeu esse tipo de tentativa de golpe, isso não significa que a sua conta foi “invadida” ou “clonada”, por exemplo, já que o remetente usou uma conta @gmail.com não é necessário trocar a senha. Basta ignorar a mensagem e fazer denúncia para que o provedor (neste caso o Google) possa bloquear os fraudadores. Há duas formas de fazer a denúncia:
Opção 1: Denunciar no próprio e-mail
Opção 2: Denunciar na página do Google
Acesse o link abaixo e preencha o formulário
https://support.google.com/mail/contact/abuse?hl=pt-BR
Em caso de dúvidas, entre em contato com nossos canais de atendimento