Estágio na ATI
A ATI possui atualmente 7 vagas de estágio para estudantes de graduação. As vagas são distribuídas nas áreas de Desenvolvimento de Sistemas, Ciência de Dados e Infraestrutura de TIC.
O estágio permite que estudantes de graduação contribuam na informatização e melhoria de serviços para a comunidade universitária com redução de gastos para a universidade, maior eficiência administrativa e melhor experiência aos usuários. Em contrapartida, a ATI contribui com toda sua estrutura e experiência de seus colaboradores na formação do estagiário, utilizando tecnologias e práticas que são padrão no mercado de TI.
Já existem diversos projetos com contribuição dos estagiários da ATI, como o novo portal de notícias O Perobal, os novos sites dos centros de estudo e dos programas de Pós-Graduação, a adaptação do Sistema de Eleições Eletrônicas SAELE, o suporte dos sistemas acadêmicos para a creditação de atividades de extensão nos novos currículos dos cursos de graduação, de diversas funcionalidades do aplicativo UEL Mobile, como também do desenvolvimento dos Totems do RU, em parceria com a empresa junior COP JR.
Desenvolvimento de Sistemas
As atividades são realizadas na Fábrica de Software, equipe formada em 2018 para estabelecer um formato de fluxo de trabalho e arquitetura de sistema mais adequados para a melhor integração com estagiários, bolsistas e assessores.
Estagiários que atuam nesta área adquirem experiência no ferramenta de versionamento Git / Gitlab, no desenvolvimento de backend e frontend Java EE (Web Services, CDI, JSF, Primefaces). Podem, também, atuar com o framework WordPress para desenvolvimento e melhoria de temas para os sites da universidade e com o Flutter no desenvolvimento do aplicativo UEL Mobile.
Ciência de Dados
A divisão de Ciência de Dados oferece aos estagiários a oportunidade de desenvolver trabalhos de inteligência de negócio (Business Intelligence ou BI). Atuando com análise e modelagem dimensional de dados (scripts de extração e tratamento de dados (ETL)) e desenvolvimento de painéis visuais (dashboards) com informações, métricas e indicadores utilizados no apoio à tomada de decisão por gestores e técnicos da universidade. Atualmente, a UEL, utiliza a ferramenta Qlik Sense Enterprise (on premise).
Infraestrutura de TIC
Nesta área, os estagiários trabalham na execução e implementação de tarefas de infraestrutura, que abrangem implementação de soluções, criação de rotinas de automação e gerenciamento, avaliação de resultados e acompanhamento de sistemas em produção.