Orientações sobre uso de software legalizado
Informe divulgado nas listas digitais em 18/02/2021
Sabe-se que alguns usuários da comunidade adquirem e instalam software não genuíno (SNG) sem o pleno conhecimento das consequências que podem colocar em risco os serviços de TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação). Devido a conectividade à rede mundial de computadores, as empresas proprietárias do software conseguem detectar facilmente essas instalações, possibilitando a identificação da máquina em que o SNG está instalado.
Considerando o cenário em que SNG pode comprometer a disponibilidade dos serviços de TIC (rede, sistemas e outros), a ATI apoia e implementa iniciativas com o objetivo de garantir a segurança e a integridade dos mesmos, já que são considerados de caráter essencial para realização dos trabalhos acadêmicos e administrativos. A eventual interrupção desses recursos tecnológicos acarretam prejuízos ao andamento das atividades da comunidade.
Especificamente, o uso de SNG aumenta a exposição a malwares e outras ameaças digitais, como acesso não autorizado a dados importantes. Tal fato pode ocorrer durante a instalação ou uso do produto e, ao conectá-lo a uma rede de computadores, outros também podem ser afetados. Esta situação aplica-se a todo dispositivo conectado na rede UEL, quer seja do patrimônio da Universidade ou de uso pessoal dos estudantes e funcionários via rede sem fio ou cabeada (notebooks, smartphones, tablets etc).
O SNG, conhecido popularmente como software pirata, é obtido por meios indevidos, sem legalização por meio de contrato de licença. Tal procedimento pode desencadear as seguintes situações:
Riscos para quem instala SNG
- Detecção do usuário e computador pelo fornecedor do software;
- Responder a questões legais tem em vista a Lei de proteção de propriedade intelectual de programa de computador;
Riscos para a instituição
- Potencial comprometimento da segurança da rede e computadores da Comunidade;
- Indisponibilidade/comprometimento dos serviços de TIC;
- Exposição de dados sigilosos protegidos pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais LGPD;
- Prejuízos administrativos e acadêmicos para a Comunidade em geral, com a interrupção de serviços;
- Aumento de demanda ao time de resposta a incidentes da ATI.
Regularização
Diante do exposto, fica evidente a importância do uso de software regularizado, considerando os impactos e o compromisso social e ético da Universidade.
Para regularização, existem as seguintes possibilidades:
- Soluções alternativas sem custo (software livre);
- Aquisição;
- Remoção.
Alternativas sem custo
Há várias opções gratuitas disponíveis e acessíveis pela Internet. Segue abaixo alguns exemplos das mais conhecidas. Embora a instalação possa ser realizada pelo próprio usuário, o time da ATI pode auxiliar no processo por meio de seu Canal de Atendimento. O aprendizado da ferramenta e eventuais treinamentos deverão ser providenciados pelo próprio interessado.
Tipo | Ferramenta |
---|---|
Ferramentas de escritório (Editores de texto, planilhas, agenda, armazenamento, reuniões, apresentações e comunicação) | Google G Suite for Education Office 365 Education LibreOffice WPS Office OnlyOffice |
Ensino Remoto | Apresentações e Treinamentos – Virtuel |
Editor de imagens | Gimp Pixlr Canva |
Editor de imagens vetoriais | Inkscape |
Editor de vídeos | Shotcut Kdenlive Blender |
Design de páginas web | Aptana |
Editor de áudio | Audacity |
Aquisição
A ATI disponibiliza o serviço de assessoria para aquisição de softwares, que consiste na especificação técnica e registro no SICOR. O objetivo é auxiliar o requisitante na definição dos softwares, serviços e equipamentos de informática que atendam às suas necessidades. Questões orçamentárias e processo de compra devem ser tratados pelo interessado diretamente com os setores responsáveis.
Para fazer o pedido de especificação técnica acesse o sistema Atendimento UEL, executante ATI e informe o tipo de serviço 891, com a descrição, justificativa e autorização do gestor do órgão.
Remoção
Caso a decisão seja pela remoção, solicite a execução da tarefa por meio do sistema Atendimento UEL, executante ATI e informar o tipo de serviço 176 – Manutenção Preventiva e Corretiva, com a descrição e autorização do gestor do órgão.
Em caso de dúvidas, entre em contato com nossos canais de atendimento