Programa de Formação de Estudante Empreendedor (PFEE)
Objetivos
O Programa de Formação de Estudante Empreendedor (PFEE/25) destina-se a apoiar financeiramente a formação de estudantes do Ensino Superior com perfil de pesquisador/ empreendedor, priorizando a demanda social e diminuindo a evasão.
O objetivo geral será alcançado por meio de políticas públicas de assistência estudantil e de incentivo à participação em atividades de ensino, pesquisa e extensão, e assim contribuir para o cumprimento dos principais objetivos da educação superior, que incluem:
I. Formar profissionais capacitados e qualificados para atuarem em diferentes áreas do mercado de trabalho;
II. Desenvolver a pesquisa e a inovação gerando conhecimento e tecnologia que possam ser aplicados na solução de problemas e na melhoria da qualidade de vida da sociedade;
III. Promover o desenvolvimento socioeconômico do país, por meio da formação de profissionais empreendedores capacitados para atuar em diferentes setores da economia e gerar conhecimento e tecnologia que possam ser aplicados no desenvolvimento do Estado do Paraná e do país;
IV. IV. Fomentar a cidadania e a formação ética dos estudantes, preparando-os para exercer sua cidadania de forma consciente e crítica, além de capacitá-los a atuar de maneira ética em suas profissões e na sociedade como um todo; V. Proporcionar uma formação integral aos estudantes, que inclua além da formação profissional, uma formação humana, social, cultural e científica, que contribua para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes; Promover projetos de extensão que estejam conectados às áreas prioritárias e transversais identificadas pelo Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia, conforme segue:
Áreas prioritárias do CCT/Paraná:
• Agricultura & Agronegócios;
• Biotecnologia & Saúde;
• Energias Sustentáveis/Renováveis (Energias Inteligentes);
• Cidades Inteligentes;
• Sociedade, Educação e Economia.
Áreas transversais:
• Desenvolvimento Sustentável;
• Transformação Digital.