Guia Acadêmico

Representação Política dos Estudantes

Diretório Central dos Estudantes – DCE

O DCE é o órgão de máxima representação estudantil, se articulando com todos os Centros Acadêmicos dos cursos de graduação. É formado por uma diretoria eleita pelos estudantes. Cabe aos próprios estudantes a organização da eleição. Por representar o conjunto dos estudantes da Universidade, o DCE, além de indicar a representação estudantil dos conselhos superiores, é constantemente convidado para participar de importantes instâncias de deliberação política da UEL e mesmo da comunidade externa.

Mais informações: https://www.instagram.com/dceuel.

Centro Acadêmico – CA

Cabe ao CA representar os estudantes em diversas instâncias tais como departamento e colegiado. Representa também os estudantes junto ao conselho de centros acadêmicos do DCE. Os CA constituem-se em rico espaço de convivência e de discussões. Alguns centros acadêmicos oferecem e organizam atividades de lazer.

Representação Estudantil junto aos Conselhos Superiores

Os órgãos máximos da Universidade são os Conselhos Superiores:

CEPE – Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, no qual participam todos os coordenadores de Colegiado da Universidade e representantes discentes escolhidos pelo conselho deliberativo do DCE.

CA – Conselho de Administração, onde os estudantes têm um representante também escolhido pelo conselho deliberativo do DCE.

CU – Conselho Universitário que é o órgão máximo de deliberação institucional responsável pelo estabelecimento da política institucional da Universidade e pela sua supervisão.

Participam do CU todos os integrantes do CEPE, CA, e mais alguns representantes de docentes, servidores técnico-administrativo e da comunidade externa. Consultando os novos Estatuto e Regimento da UEL, verifica-se que aumentou a representação estudantil nos Departamentos, Colegiados, Conselhos de Centro, CEPE, Conselho de Administração e no Conselho Universitário. A representação estudantil é responsável por 15 a 30% da composição destes órgãos e conselhos.