Catálogo dos Cursos de Graduação (2024)


Matemática – Licenciatura

Criação
Decreto Estadual nº 18.110, de 28.01.70

Grau
Licenciado em Matemática 

Turno
Noturno

Perfil do Profissional
O Curso procurará garantir que seus egressos tenham: sólida formação na área de Matemática; sólida formação na área de Educação Matemática; preparo para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições de exercício profissional; visão de seu papel social de educador e capacidade de se inserir em diversas realidades com sensibilidade para interpretar as ações dos educandos; visão da contribuição que a aprendizagem da Matemática pode oferecer à formação dos indivíduos para a construção/exercício de sua cidadania; visão de que conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos; preparo para o acolhimento e trato da diversidade; hábitos de colaboração e de trabalho em equipe; autonomia em relação ao seu processo de aprendizagem; condições de avaliar e utilizar novas tecnologias de ensino; conhecimento acerca do surgimento e evolução histórica das noções, conceitos e procedimentos matemáticos, informações acerca dos obstáculos que impedem aos estudantes a aquisição dos saberes matemáticos e formas de ajudar os estudantes para que eles compreendam, assimilem, construam por si mesmos os conhecimentos próprios da matemática escolar e capacidade de estimular o pensamento criativo e crítico.

Objetivo do Curso
Curso de Matemática – Habilitação Licenciatura deve preparar o profissional para o exercício do magistério no Ensino Fundamental e Médio, dando-lhe oportunidade para desenvolver a capacidade de: trabalhar em equipes multidisciplinares; compreender e estabelecer conceitos e argumentações matemáticas; interpretar dados, elaborar modelos e resolver problemas, integrando os vários campos da Matemática; estabelecer relações entre a Matemática e outras áreas do conhecimento; desenvolver novas formas de atuação em sala de aula, surgidas como resultado do desenvolvimento de novos meios de informação, comunicação e dispositivos temáticos que modificam as condições em que se desenvolvem os processos de ensino-aprendizagem de Matemática; analisar, selecionar e produzir material didático; analisar criticamente propostas curriculares de Matemática para a Educação Básica; analisar criticamente textos matemáticos, propondo e redigindo formas alternativas; reconhecer os aspectos axiológicos, ideológicos, políticos e culturais presentes na atuação do professor de matemática em sala de aula, compreendendo e aceitando que a atuação do mesmo não é neutra; superar preconceito e considerar as diversas origens e formações de seus alunos; Lidar com a ambigüidade, diversidade e complexidade das relações de sala de aula; investigar sua prática e desenvolver o espírito de trabalho colaborativo; aprendizagem continuada, sendo sua prática profissional também fonte de produção do conhecimento e ingressar em cursos de pós-graduação em Educação Matemática e áreas afins.

Campos de Atuação
Em escolas públicas e privadas no ensino fundamental e médio, universidades, centro de pesquisa, órgãos e empresas públicas e privadas, indústrias, bancos e em empresas de consultoria.

Sistema Acadêmico
Matrícula por Atividade Acadêmica

Duração Mínima e Máxima
4/8 anos

Turno/vagas
Noturno – 40

Saiba Mais Sobre o Curso de Matemática – Licenciatura

Organização Curricular

Ementas

Corpo Docente

Estrutura/Recursos

Projeto Pedagógico