Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Catálogo dos Cursos de Graduação (2023)


Biblioteconomia

Criação
Resolução n.º 100, de 25.05.72

Grau
Bacharel em Biblioteconomia 

Turno
Noturno

Perfil do Profissional
O profissional formado no curso de biblioteconomia deve: deter não só a competência técnico-científica que o mundo do trabalho requer, mas também a capacitação para o exercício da cidadania; buscar de forma contínua informação e conhecimento, pois são tais fatores os mais valiosos recursos estratégicos; manter uma postura investigadora e crítica, de modo que este possa assumir as mudanças sociais de forma natural. A formação do profissional supõe o desenvolvimento de habilidades específicas, de espírito crítico, do domínio das práticas essenciais de produção e difusão do conhecimento na área, observando padrões éticos de conduta. Tal formação oferecerá ao profissional condições para suprir demandas relativas ao seu campo de atuação, e enfrentar com proficiência e criatividade a realidade de sua práxis.

Objetivo do Curso
Desenvolver capacidades para aprender a aprender, a ser, a fazer, a viver junto e a conhecer, levando em consideração a autonomia na formação para capacitar os alunos a atuar em um mundo que está em permanente mudança; desenvolver capacidades para pensar, inovar e executar para o futuro, atendendo com competência e criatividade as diferentes demandas de informação oriundas da sociedade; propiciar a formação de profissionais com visão científica que compreendam a provisoriedade da verdade científica, portanto críticos, reflexivos, autônomos, éticos e que enfrentem os desafios próprios da área com competência; possibilitar o desenvolvimento da capacidade crítica e analítica do profissional para atender a demanda atual e exercer os papéis a ele destinados em função das mudanças que vêm ocorrendo mundialmente, seja pela globalização da sociedade, seja pelos novos paradigmas do mundo moderno; incentivar o desenvolvimento de atitudes solidárias e não apenas competitivas, tal como induzido pela ideologia hegemônica; possibilitar o reconhecimento da dimensão social da profissão, por meio de uma formação que capacite o profissional a modificar o meio onde atua, de modo a induzir as desigualdades e compreender a diversidade sócio-cultural.

Campos de Atuação
Duas grandes áreas de atuação podem ser identificadas para o profissional bibliotecário: a social e a gerencial, podendo atuar em: Ação Cultural; Arquivos Históricos, Empresariais e Especializados; Assessorias; Bancos e Bases de Dados; Bibliotecas Públicas, Escolares, Universitárias, Especializadas e Particulares; Bibliotecas Eletrônicas, Digitais e Virtuais; Brinquedotecas; Centros Culturais; Cinematecas; Clippings; Comércio; Conservação e Restauro; Consultorias; CPD’S; Desenvolvimento de Bancos e Bases de Dados Eletrônicos e Digitais; Desenvolvimento de Softwares para Unidades de Informação; Digitalização de Imagens; Discotecas; Editoras; Escritórios Jurídicos, de Engenharia, de Propaganda e Publicidade, Projetos e Planejamento; Fitotecas; Free-Lancer; Hemerotecas; Indústrias; Livrarias; Ludotecas; Midiotecas; Museus; Normalização Técnica; Oficinas de Cultura e Informação; Pinacotecas; Propriedade Industrial; Redes Eletrônicas; Sistemas Especialistas; Salas de Leitura; Terceirização; Unidades de Documentação; Unidades de Informação; Videolocadoras; Videotecas. A profissão é regulamentada pela Lei n.º 9.674, de 25.06.98.

Sistema Acadêmico
Matrícula por Atividade Acadêmica

Duração Mínima e Máxima
4/8 anos

Turno/vagas
Noturno – 40

Saiba Mais Sobre o Curso de Biblioteconomia

Organização Curricular

Ementas

Corpo Docente

Estrutura/Recursos

Projeto Pedagógico