Catálogo dos Cursos de Graduação (2018)


Design de Moda

Criação
Estilismo  em  Moda:  Resolução  da  n.º  3006,  de  16.07.96,  alterada  a  denominação  através da Resolução CEPE n.º 97, de 18.08.04.

Implantação do Curso na UEL
24.02.97

Reconhecimento
Disponível em: sites.uel.br/prograd/decretos-renovacao-de-cursos

Grau
Bacharel em Design de Moda

Código/Turno
89 – Matutino

Perfil do Profissional
As competências que se espera do designer de moda formado pela UEL são as seguintes: Técnicas: habilidades de utilização de tecnologias, materiais e processos; Científicas: utilização do método científico na pesquisa, envolvendo o levantamento de dados bibliográficos e de campo, assim como a busca constante pelo desenvolvimento intelectual; Artísticas: desenvolvimento de conceituação e expressão, linguagem visual e processo criativo; Éticas e políticas: desenvolvimento da cidadania, da adequada postura profissional, do conhecimento dos deveres, direitos e da responsabilidade social e ambiental.

Objetivos do Curso
Formar designers de moda, integrados à realidade contemporânea, capazes de projetar objetos e/ou sistemas de objetos de uso por meio do enfoque interdisciplinar, considerando as características dos usuários e de seu contexto socioeconômico e cultural, bem como potencialidades e limitações econômicas e tecnológicas das unidades produtivas; desenvolver a visão integrada do sistema socioeconômico e cultural da região, bem como as exigências formativas necessárias para atuar nesse sistema, não só para aprimorá-lo como para transformá-lo; analisar as necessidades humanas e os sistemas produtivos, estabelecendo a relação entre eles a partir de uma abordagem integrada do vestuário; interpretar e aplicar fundamentos teóricos para a compreensão do contexto histórico, sociocultural, simbólico e mercadológico do design de moda; desenvolver a capacidade analítica, técnica, crítica, criativa e expressiva na área de moda e suas adjacentes; identificar, analisar e aplicar ferramentas metodológicas de projeto; estruturar e exercitar as diversas fases do projeto de produtos de moda, desde a interpretação de tendências até a execução do produto, por meio da aplicação e metodologia projetual; viabilizar soluções para problemas de design de moda, equacionando fatores ergonômicos, estéticos, socioculturais, econômicos e tecnológicos e desenvolver atitudes que caracterizem uma atuação profissional ética, respeitando os valores de cidadania e responsabilidade social.

Campos de Atuação
Confecções de Moda; Indústria de aviamentos e acessórios; Empresas de varejo de Moda; Fiações, tecelagens, malharias, estamparias, empresas de tecidos para decoração; Empresas de assessoria e consultoria de Moda; Empresas de produção artística na criação de figurinos e produção de Moda; Empresas de comunicação de Moda.

Sistema Acadêmico
Seriado anual

N.º de Estudantes por Turma
30

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Organização Curricular

Ementas

Corpo Docente

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