Catálogo dos Cursos de Graduação (2021)

Criação
Resolução n.º 2024, de 24.06.92

Grau
Licenciado em Música

Turno
Vespertino

Perfil do Profissional
Pretende-se no Curso de Música formar um músico/educador: conhecedor da bagagem histórica do pensamento musical nas áreas de Educação, Performance, Linguagem e Estruturação, Musicologia e Criação Musical; Possuidor de consciência crítica, política e social; atendo às transformações culturais, atuando com flexibilidade na perspectiva de modificação da realidade; capaz de atuar como educador musical em diferentes contextos socioculturais da realidade brasileira.

Objetivo do Curso
Proporcionar uma formação inicial ampla baseada nas competências musicais, pedagógicas e sócio-políticas que permitam a inserção dos alunos num processo continuado de formação profissional; instigar o pensamento reflexivo a partir de experiências vivenciadas e sua relação com as teorias propostas; possibilitar experiências que permitam a compreensão e o manejo dos materiais musicais visando à análise e criação musical; possibilitar experiências que permitam o crescimento das habilidades/competências de performance musical; possibilitar experiências que permitam a construção das habilidades/competências pedagógicas de educador musical; instigar a formação de uma postura crítica em relação aos fatos político-sociais, buscando uma atuação transformadora da realidade.

Campos de Atuação
Escolas de ensino fundamental e médio, conservatórios de música, escolas livres de música, orquestras, corais, rádio, agências de publicidade, estúdios de gravação, conjuntos musicais, grupos de música de câmara, etc.

Sistema Acadêmico
Crédito anual