Programa de Formação de Estudante Empreendedor (PFEE)
Apresentação
A formação de estudantes com perfil de pesquisador/empreendedor exige que as instituições de Ensino Superior adotem políticas e práticas que promovam a diversidade e a igualdade de oportunidades, garantindo o acesso e a permanência a estudantes de diversas origens, características e perfis socioeconômicos. Isso pode incluir programas de bolsas de estudo, políticas de ações afirmativas, incentivo à pesquisa em inclusão social e outros mecanismos que promovam a igualdade de oportunidades e a formação de uma sociedade mais justa e igualitária, com perfil inovador.
A valorização do acesso e da permanência na Educação Superior é essencial para a inclusão social. A educação superior deve estar acessível a todos os grupos sociais, independentemente de origem, classe social, gênero, raça, condição física ou socioeconômica. Um dos objetivos do Programa Paraná Mais Ciência é estimular o empreendedorismo acadêmico e a promoção de empresas com base científica e tecnológica.
Os benefícios para o Estado ao formar estudantes e empreendedores no Ensino Superior Estadual são amplos. Primeiramente, há um impacto econômico direto, com a criação de negócios locais que geram empregos e impulsionam a economia regional. Além disso, a qualificação profissional aumenta a competitividade do mercado de trabalho e atrai investimentos para o Estado, devido a maior disponibilidade de mão de obra qualificada.
Outro benefício significativo é o desenvolvimento social. Ao promover o empreendedorismo e a educação superior, o Estado fomenta a inovação e o progresso em diversas áreas, desde a tecnologia até os serviços públicos, gerando soluções para problemas locais. Também há um impacto na redução das desigualdades, com o acesso à educação de qualidade e ao conhecimento, capacitando mais cidadãos a participarem ativamente do crescimento econômico e social do Estado.
Portanto, cabe às Universidades Estaduais oportunizar aos seus estudantes o aprimoramento e desenvolvimento na formação acadêmica, fazendo aflorar novos talentos de pesquisador-empreendedor.