Guia Acadêmico

Glossário

Qualquer comunidade tem seu vocabulário próprio. Na Universidade é comum você se deparar com termos que são utilizados nos seguintes sentidos:

Acadêmico: Estudante matriculado em qualquer curso de graduação da Universidade.

Ano Acadêmico: Período de oferta de atividades curriculares. É composto de dois períodos letivos regulares (semestres).

Atividades Acadêmicas: são as diversas atividades que compõem os currículos dos cursos de graduação tais como: disciplinas, módulos interdisciplinares, estágios etc.

Bacharelado: Título obtido – Bacharel. Forma o profissional das diversas áreas, que irá atuar em diferentes campos de trabalho e atividades, como prática profissional específica, desenvolvimento de Estudos e pesquisas, carreira universitária, planejamento, consultoria, organizações empresariais, entre outros.

Campus: Espaço físico onde se localiza a Universidade, com seus Centros de Estudos, sua administração e serviços.

Centro Acadêmico (CA): Órgão representativo dos estudantes de um determinado curso.

Comunidade Interna: Constituída por todos os acadêmicos de graduação e pós-graduação, professores e funcionários.

Concedentes: São as entidades de direito privado, os órgãos da administração pública, as instituições de ensino e/ou pesquisa, as próprias unidades da Universidade Estadual de Londrina e a comunidade em geral, desde que apresentem condições para serem campo de estágio.

Corpo Discente: Conjunto de estudantes da Universidade.

Corpo Docente: Conjunto de professores da Universidade.

Corpo Técnico-Administrativo: Formado por todos os funcionários não-docentes que trabalham nos órgãos da Universidade.

Currículo (matriz curricular): Conjunto de disciplinas/atividades acadêmicas que compõem um determinado curso.

Deferido: Atendido, outorgado, aprovado; despachado favoravelmente.

Diretório Central dos Estudantes (DCE): Órgão representativo de todos os estudantes da Universidade.

Graduação: Usado tanto para designar o nível de ensino ofertado por uma Instituição de Ensino Superior – IES, quanto para identificar a formação em um curso superior.

Indeferido: Que não teve despacho ou teve despacho contrário ao que se requereu.

Interveniente: É a Instituição onde o estagiário estuda, se você é estudante da UEL, a interveniente é a UEL.

Licenciatura: Título obtido – Licenciado. Habilita, principalmente ao exercício de uma carreira docente na Educação Básica.

Projeto Pedagógico Institucional: Conjunto de definições quanto ao cumprimento das atribuições de uma Universidade. Expressa o consenso existente quanto à concepção de Universidade, de Educação Superior e de Política Educacional a ser implantada. Constitui um conjunto de diretrizes que norteiam o planejamento e a execução das atividades cotidianas da instituição. Serve de base para os Projetos Pedagógicos dos diversos cursos da Universidade.

Projeto Pedagógico de Curso: Conjunto de definições quanto ao perfil do ingressante, princípios teóricos e metodológicos da formação dos estudantes, perfil do profissional a ser formado, dentre outros. Inclui o currículo do curso e o sistema de avaliação, buscando precisar o seu contexto de desenvolvimento e os objetivos gerais que nortearam a opção pedagógica proposta.

Registro de Matrícula: Comprovante de matrícula personalizado, onde constam as disciplinas/atividades acadêmicas/turmas matriculadas da série ou semestre em curso, com especificação de horário e salas de aulas.

Série: Os cursos estão programados para serem concluídos em quatro ou mais períodos letivos anuais. Cada período constitui-se em uma série.