Guia Acadêmico

Participação em Atividade Acadêmica Complementar (AAC)

Em todos os cursos há atividades acadêmicas obrigatórias e complementares que deverão ser cumpridas pelos estudantes. As Atividades Acadêmicas Complementares correspondem à participação dos estudantes em:

Cursos de Extensão e Eventos

Compete ao Colegiado de cada curso decidir sobre a aceitação de AAC realizada por meio de cursos de extensão, eventos. Procure o Coordenador do Colegiado de curso para obter informações.

Disciplinas Eletivas

São disciplinas ofertadas regularmente em outros cursos e ou habilitações, de livre escolha do estudante. O elenco de tais disciplinas é definido pelos Departamentos e é divulgado pela Prograd, na primeira semana de aulas.

Disciplinas Especiais

Têm conteúdo relativo e complementar para cada curso e são programadas em horários que não coincidem com os das disciplinas obrigatórias. Essas disciplinas podem ser oferecidas também aos sábados ou em turnos diferentes do horário normal de aulas do curso. Caso opte por cumprir AAC por meio desta atividade, a matrícula poderá ser feita no início do ano letivo ou no segundo semestre, caso haja nova oferta de disciplinas. Para mais informações, consulte o calendário e procure o Coordenador do Curso.

Clique aqui para maiores informações.

Estágio Curricular não Obrigatório

Por meio do relatório de atividade e do relatório final, o Colegiado de curso poderá deferir ou não a carga horária para AAC.

Maiores informações sobre Estágio na UEL, consulte o Manual do Estagiário, clique aqui.

Monitoria Acadêmica

A atividade de Monitoria Acadêmica tem o objetivo de estimular a formação de futuros docentes, mediante cooperação do estudante com o docente, em atividade de ensino. Para exercer a monitoria o estudante deverá ter sido aprovado na atividade pretendida ou equivalente. O termo de compromisso de monitoria está disponível no Portal do Estudante.

Clique aqui para maiores informações.

Projetos de Pesquisa em Ensino, Pesquisa, Extensão e Integrados

O estudante pode participar em projeto(s) proposto(s) por professor(es), para isso, deve procurar o professor responsável pelo projeto para inscrever-se. A participação em projetos constitui uma das mais ricas experiências da vida de um estudante universitário.

Programa de Formação Complementar

Programa de Formação Complementar é um conjunto de ações de natureza acadêmica, social ou cultural que proporcionem a participação dos estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação da Universidade, por meio de estudos e práticas complementares à formação curricular.

Resolução CEPE nº 142/2012
Dá nova regulamentação ao Programa de Formação Complementar no Ensino de Graduação da Universidade Estadual de Londrina