Catálogo dos Cursos de Graduação (2018)

Ciências Sociais – Bacharelado e Licenciatura

Ciências Sociais
Habilitação: Bacharelado

Criação
Resolução n.º 100, de 25.05.72

Implantação do Curso na UEL
16.02.73

Disponível em: sites.uel.br/prograd/decretos-renovacao-de-cursos

Grau
Bacharel em Ciências Sociais

Código/Turno
68 – Matutino; 28 – Noturno

Perfil do Profissional
Propõe-se a formação de um profissional crítico e comprometido ética e socialmente com as questões sociais contemporâneas. O Curso de Ciências Sociais deseja propiciar ao concluinte: capacidade de pesquisa e reflexão crítica sobre a realidade social; compromisso social; capacidade de operar com teorias, conceitos e métodos próprios das Ciências Sociais; abertura para outras competências necessárias à formação do educador/pesquisador e habilidades didático-pedagógicas e domínio dos conteúdos básicos para o exercício do magistério.

Objetivo do Curso
Permitir uma formação teórica e de pesquisa capaz de conduzir o aluno a uma reflexão crítica sobre a sociedade contemporânea e, ao mesmo tempo, prepará-lo para a inserção no mercado de trabalho; integrar o ensino, a pesquisa e a extensão como momentos de um mesmo processo de construção do conhecimento; propiciar ao aluno uma formação integrada das áreas e subáreas das Ciências Sociais; promover discussões interdisciplinares através de atividades e seminários integrados e Garantir, na formação do estudante, o compromisso ético e social com sua prática profissional.

Campos de Atuação
Empresas públicas e privadas, instituições de pesquisa e exercício da docência no ensino superior. A profissão está regulamentada pela Lei n.º 6.888, de 10.02.80 e Decreto n.º 89.531, de 05.04.84.

Sistema Acadêmico
Crédito semestral

N.º de Estudantes por Turma
Matutino – 50; Noturno – 50

Ciências Sociais
Habilitação:

Criação
Resolução n.º 100, de 25.05.72

Implantação do Curso na UEL
16.02.73

Disponível em: sites.uel.br/prograd/decretos-renovacao-de-cursos

Grau
Licenciado em Ciências Sociais

Código/Turno
68 – Matutino; 28 – Noturno

Perfil do Profissional
Propõe-se a formação de um profissional crítico e comprometido ética e socialmente com as questões sociais contemporâneas. O Curso de Ciências Sociais – Habilitação Licenciatura – deseja propiciar ao concluinte: habilidades didático-pedagógicas e domínio dos conteúdos básicos para o exercício do magistério – Ensino da Sociologia no Ensino Médio; capacidade de pesquisa e reflexão crítica sobre a realidade social; compromisso social; capacidade de operar com teorias, conceitos e métodos próprios das Ciências Sociais e abertura para outras competências necessárias à formação do educador/pesquisador.

Objetivo do Curso
Permitir uma formação teórica e de pesquisa capaz de conduzir o aluno a uma reflexão crítica sobre a sociedade contemporânea e, ao mesmo tempo, prepará-lo para a inserção no mercado de trabalho; integrar o ensino, a pesquisa e a extensão como momentos de um mesmo processo de construção do conhecimento; propiciar ao aluno uma formação integrada das áreas e subáreas das Ciências Sociais; promover discussões interdisciplinares através de atividades e seminários integrados e garantir, na formação do estudante, o compromisso ético e social com sua prática profissional.

Campos de Atuação
Escolas públicas e privadas de ensino fundamental, médio e superior. A profissão está regulamentada pela Lei n.º 6.888, de 10.02.80 e Decreto n.º 89.531, de 05.04.84.

Sistema Acadêmico
Crédito semestral

N.º de Estudantes por Turma
Matutino – 50; Noturno – 50