Catálogo dos Cursos de Graduação (2018)


Matemática – Bacharelado em Matemática Empresarial

Matemática
Habilitação: Bacharelado em Matemática Empresarial

Criação
Resolução CEPE/CA nº 054/2013

Implantação do Curso na UEL
01.03.2014

Reconhecimento
Disponível em: sites.uel.br/prograd/decretos-renovacao-de-cursos

Grau
Bacharel em Matemática

Código
38

Turno
Matutino

Perfil do Profissional
O bacharel em Matemática Empresarial deverá estar apto a enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições de exercício profissional, pois ele terá desenvolvido várias habilidades dentre as quais destacamos: o raciocínio lógico; a postura crítica; a capacidade de modelar problemas, de realizar análises estatísticas e de simular e otimizar processos; o preparo para a compreensão e o trato da diversidade; a capacidade de aprendizagem continuada e utilização de novas idéias e tecnologias; a capacidade de colaboração e de trabalho em equipe; a capacidade criativa e curiosidade para buscar novos conhecimentos; a visão da contribuição da matemática à formação do indivíduo para a construção e o exercício da cidadania; a capacidade de expressar-se com clareza, precisão e objetividade, seja na língua materna, seja na linguagem matemática; a capacidade de compreensão e utilização de conhecimentos matemáticos e estabelecimento de relações entre a matemática e outra áreas do conhecimento; a capacidade de analisar e interpretar dados, textos matemáticos, elaborar modelos e resolver problemas, integrando os vários campos de atuação; a capacidade de aplicar conhecimentos vários para modelar problemas reais utilizando a matemática; a capacidade de interagir com profissionais da indústria, de empresas, de instituições, com diversas formações acadêmicas; a capacidade de desenvolver softwares; a capacidade de otimizar a utilização de recursos, analisando e projetando serviços e produtos; a capacidade de gerir.

Objetivos do Curso
O objetivo geral do curso de Bacharelado em Matemática Empresarial é formar profissionais multidisciplinares com sólido conhecimento matemático e várias habilidades. Tais habilidades são obtidas por meio das disciplinas de: Programação e Pesquisa Operacional (orientadas à otimização de processos em empresas e indústrias); Estatísticas (orientadas ao controle e qualidade da produção); Matemática Financeira e Atuarial (orientadas à tomada de decisões nas áreas de Finanças e de Produtos Financeiros) e Computação e Cálculo Numérico (orientadas ao estudo de modelagem computacional, essenciais em consultorias estratégicas e no desenvolvimento de produtos). Além disso, como objetivos específicos, essa habilitação deve oportunizar o desenvolvimento da capacidade de: conhecer e compreender a aplicabilidade da matemática nas diversas áreas de conhecimento, interligando conceitos; conhecer e compreender conceitos e argumentações matemáticas; avaliar criticamente textos matemáticos, redigir formas alternativas e desenvolver o pensamento criativo; opinar a respeito do valor instrumental e formativo da matemática; interpretar dados, elaborar modelos e resolver problemas, integrando vários campos da matemática e de sua aplicabilidade; ingressar no mercado de trabalho, atuando em empresas, indústrias, instituições, entre outros.

Campos de Atuação
O bacharel em Matemática Empresarial terá competência para atuar na área acadêmica e em centros de pesquisa, onde poderá seguir carreira nas áreas de Matemática, Matemática Aplicada, Ciência da Computação, Engenharias, entre outras. Este bacharel também estará capacitado a atuar em empresas e indústrias, no mercado financeiro, no desenvolvimento de produtos tecnológicos e de tecnologias, na prestação de consultorias, ou ainda, empreender um negócio próprio. Como exemplo de atuação no mercado empresarial, citamos: 1) em bancos, o profissional poderá elaborar modelos matemáticos de: planos de previdência privada, carteira de ações da bolsa de valor, conversão das principais moedas mundiais para a maximização de lucro, seguros de vida, títulos de capitalização, ou ainda programas de pontuação em função do perfil de consumo do cliente; 2) em Multinacionais, o profissional poderá atuar na elaboração de planos de: tarifário para a telefonia móvel objetivando minimizar custos, cargos e salários adequados a cada função exercida com premiação embutida por mérito e ou tempo de serviço, logística de mínimo deslocamento de transporte, compra e venda de insumos em função das oscilações de mercado; 3) no Agronegócio, o profissional poderá atuar na elaboração de estratégia de: plantio adequado (ao longo de um determinado tempo uma fazenda contempla perspectivas climáticas, de mercado futuro e de descanso da terra), compra de gado para engorda e venda para frigoríficos visando maximizar a venda sob menor necessidade de recuperação de área de pastagem, dar maior valor agregado a produtos do campo, entre outras atuações.

Duração
Mínima: 4 anos Máxima: 8 anos

Sistema Acadêmico
Crédito Anual

N.º de Estudantes por Turma
30  (o  estudante  ingressa  no  curso  de  Matemática  e  a  partir  do  2º  ano  faz  opção  pela habilitação Bacharelado ou Bacharelado em Matemática Empresarial)

Saiba Mais Sobre o Curso de Matemática – Bacharelado em Matemática Empresarial

Organização Curricular

Ementas

Corpo Docente

Estrutura/Recursos