População Atendida
A educação especial é uma modalidade de ensino abrangente que perpassa todos os níveis educacionais, desde a educação infantil até o ensino superior.
De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva inclusiva (2008), o público-alvo inclui estudantes com:
- Deficiências: física, auditiva, visual e intelectual.
- Transtornos do Espectro Autista (TEA).
- Altas Habilidades/Superdotação (AHS).
Para receber o acompanhamento, os estudantes devem declarar sua condição no momento da matrícula, renovação ou ingressar pelo sistema de reserva de vagas para pessoas com deficiência.
Conforme documentos institucionais internos, também podem receber acompanhamento educacional especial estudantes com diagnóstico de transtornos de aprendizagem ou outras condições de saúde, em tratamento, que demandam recursos de tecnologia assistiva e metodologias diferenciadas.
Além do acompanhamento individual, todos os estudantes têm à disposição atividades de apoio educacional complementar (individual e/ ou em grupo); Aos docentes, são ofertados assessoria individual na efetivação dos suportes de acessibilidade recomendados e atividades de formação continuada entre outras atividades organizadas ao longo do semestre letivo.
Censo da Educação Especial UEL – Ano Letivo 2024:
O NAC trabalha por meio de autodeclaração da condição. Os números ao lado, refletem apenas os estudantes público-alvo da educação especial que fizeram o informe ao NAC.
Censo dos Anos Anteriores: clique aqui

Fonte: Elaboração do NAC
Siglas:
| AHS – Altas Habilidades / Superdotação |
| BV – Baixa Visão |
| VM – Visão Monocular |
| DA – Deficiência Auditiva |
| DF – Deficiência Física |
| TEA – Transtorno do Espectro Autista |
| TFE – Transtornos Funcionais Específicos (Distúrbios de aprendizagem e TDAH) |
| SAÚDE – Tratamentos de Saúde em Andamento (com prejuízo significativo para aprendizagem não atendidos pelos amparos regulares) |
| SURDEZ – Usuários de Libras |
| CEGUEIRA – Perda total ou capacidade muito reduzida de visão |
| OUTROS – Estudantes que não informaram a condição |