GEIPEF
Grupo de Estudos Formação e Intervenção Profissional em Educação Física
Objetivo: Temos encontrado, em vários documentos, artigos e projetos de pesquisa, de maneira geral, é a necessidade de abordar de forma mais pormenorizada e precisa alguns aspectos cruciais que podem interferir na composição e funcionamento do campo acadêmico-científico da Educação Física, especificamente, aquilo que o subsumi em termos de política científica, com evidentes consequências epistemológicas. A decorrência mais nítida é que os processos de constituição do campo acadêmico acabam passando despercebidos quanto a sua complexidade social, política e epistemológicas próprias. Porém, nos parece que algumas questões ainda precisariam ser mais bem compreendidas e, para tanto, investigadas. Entre elas, aquelas que se referem aos contextos os quais as políticas científicas são constituídas, bem como, os atores sociais, enquanto agentes multi-influenciadores incorporam, adaptam e, sobejamente, colaboram para disseminação e incorporação de valores, de acordo com o capital simbólico que portam. É na estreita relação entre Brasil e Estados Unidos, de maneira geral, desde a fundação de agências como a CAPES e o CNPq e, especialmente, na constituição da dimensão acadêmica da Educação Física que se ancoram nossa proposta analítica. Assim, colocamos como objetivos de nossa proposta a) identificar aspectos do contexto político científico norte-americano que influenciaram a organização e orientação acadêmica da Educação Física e b) identificar as características das reflexões epistemológicas das publicações em educação física sobre a sua organização acadêmica. Para tanto, nosso encaminhamento metodológico prevê a análise documental, a partir de anais, livros, resumo, biografias, planos e políticas públicas acervados e a serem obtidos em incursões em vários acervos históricos vinculados à Library of Congress em Washigton DC, Univesity of Marylad Libraries, University of Califórnia libraries, especialmente em Berkeley, o acervo documental da USAID e Penn State Libraries.