Histórico dos 50 anos do curso

O Curso de Educação Física foi criado no cenário da reforma universitária e da expansão do ensino universitário, Lei nº 5540/1968, implementação das políticas de modernização do Paraná na década de 1961/1971, governos Ney Braga e Paulo Pimentel, constituição do sistema estadual de ensino superior e instituição da obrigatoriedade da Educação Física em todos os níveis e modalidades de ensino.

Com a aprovação da Lei nº 6.034 de 06 de novembro de 1969, foram criadas as Universidades Estaduais de Londrina, Maringá, e Ponta Grossa, sob a forma de Fundação de Direito Público. Em janeiro de 1970, por meio do Decreto nº 18.110, é criada a Universidade Estadual de Londrina, denominada Fundação de Direito Universidade Estadual de Londrina, organizada com a incorporação das Faculdades Estaduais de Filosofia, Ciências e Letras; Direito; Odontologia; Medicina e Ciências Econômicas e Contábeis. Todo o processo tinha como finalidades atender:

a) as condições sociais, econômicas e educacionais presentes nas cidades de Londrina, Maringá e Ponta Grossa;

b) a congregação das diversas faculdades isoladas existentes nas principais cidades do interior, condição para a criação das universidades estaduais;

c) a inserção das universidades estaduais no projeto estadual de modernização econômica.

O impacto da Lei nº 5540/1968 no ensino superior se fez marcante ao fixar “as normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências”, e preconizar autonomia universitária (econômica, administrativa, didática e científica), ampliação do acesso à universidade, estabelecer diretrizes para o desenvolvimento da pós – graduação , determinar a unidade entre ensino e pesquisa, definir sistema comum para toda a universidade centrado no ensino e pesquisa e obrigar a criação de unidade formadora de professores. Em seu Art. 40, assevera que as IES deveriam disponibilizar orientação e instalações para o desenvolvimento das práticas da Educação Física e Esporte “(…)b) assegurarão ao corpo discente meios para a realização dos programas culturais, artísticos, cívicos e desportivos; c) estimularão as atividades de educação física e de desportos, mantendo, para o cumprimento desta norma, orientação adequada e instalações especiais”.

A Educação Física a época também foi impactada pela Lei nº 705, 25 de julho de 1969 que regulamentou sua obrigatoriedade em todos os níveis e ramos de escolarização e pelo Decreto nº 69450 de 20 de novembro de 1971, que regulamentou a integração da educação física, desportiva e recreativa como atividade curricular de todos os cursos em todos os graus do sistema de ensino, fundamentada, predominantemente, em práticas de natureza desportiva, que conduzam à manutenção e aprimoramento da aptidão física, à conservação da saúde, à integração do estudante no campus universitário à consolidação do sentimento comunitário e de nacionalidade e os  padrões de referência para orientação das normas regimentais da adequação curricular dos estabelecimentos, bem como para o alcance efetivo dos objetivos da educação física, desportiva e recreativa.

No ensino superior ela deveria ter duas sessões semanais de 50 minutos cada no ensino superior e sua prática será realizada por meio de clubes universitários, criados segundo modalidades desportivas ou atividades físicas afins, na conformidade das instalações disponíveis, os quais se filiarão à Associação Atlética da respectiva instituição. O órgão de direção desportiva pertencente à estrutura administrativa das organizações universitárias será orientado pela unidade de ensino de Educação Física. Em 07 de outubro de 1971, por meio do Decreto nº 69324, o Ministério da Educação e Cultura oficializou sua concessão de reconhecimento da Universidade Estadual de Londrina – UEL, o que significou reconhecer e desenvolver ações no sentido de garantir a existência da Educação Física como disciplina e as Práticas Esportivas para todos os seus cursos e estudantes.

No dia 26 de agosto, foram criados o Departamento de Educação Física, vinculado ao Centro de Educação, e Curso de Educação Física e Técnicas Desportivas. Em 26 de Outubro foi criado o Curso de Educação Física, Resolução/UEL nº 53, o primeiro da UEL após a concessão de reconhecimento feito pelo MEC, sendo que a oferta da primeira turma em 1972. Para tanto, foi criado o Setor Desportivo, que em 1978 passa a ser denominado por Núcleo Esportivo. Em 1977 o Departamento de Educação Física é vinculado ao Centro de Educação, Comunicação e Artes – CECA. Em 10 de outubro de 1986 é criado o Centro de Educação Física e Desportos – CEFED, constituído pelos Departamentos de Fundamentos da Educação Física – FEF, Ginástica, Recreação e Dança – GRD e Desportos Individuais e Coletivos – DIC. Em 1984 é criado o curso de Licenciatura em Educação Física. Em 1990 é efetuada a reforma curricular instituindo a Licenciatura Plena em Educação Física (Resolução nº1476/90). Em 1998 é criado o Bacharelado em Ciência do Esporte, Resolução CEPE nº 01, de 12 de Fevereiro de 1998.

Em 2004 é criado o Bacharelado em Educação Física, Resolução nº 96, de 12 de Agosto de 2004. Em 2005, o Curso de Licenciatura em Educação Física implementa novo Projeto Pedagógico. Em 2015 o Bacharelado em Ciências do Esporte é incorporado ao Bacharelado em Educação Física. Em 2000 são criados os Cursos de Pós-Graduação, Especialização, nas áreas do Esporte e Educação Física Escolar. Em 2004 é criado o Programa de Mestrado Associado UEL/UEM em Educação Física, Em 2010 é criado o Doutorado. Em 2017 é criado o Curso de Especialização em Educação Física na Educação Básica na modalidade EAD.