Educação Física Bacharelado e Licenciatura

Curso ofertado no vestibular de março de 2023, com início de funcionamento em julho de 2023, com entrada única e etapa de formação especifica em Bacharelado e Licenciatura.

Site: Educação Física

COLEGIADO

Coordenadores: Prof.ª Drª. Karina de Toledo Araújo, Prof. Dr. Fernando Pereira Cândido, Prof.ª Drª. Larissa Bobroff Daros e Prof.ª Drª. Josiane Medina Papst

contato: cefeacademico@uel.br

COORDENAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Coordenador: Prof. Dr. Marcos Doederlein Polito (DEF)

Vice-coordenadora: Prof.ª Dr.ª Márcia Greguol (DES)

COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR

Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Maria Fátima Glaner (DEF)

Vice-coordenador: Prof. Dr. Abdallah Achour Junior (DES)

COORDENAÇÃO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO – AEX

Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Maria Fátima Glaner (DEF)

MANUAL DO CANDIDATO 2023

Vestibular UEL 2023

LEGISLAÇÃO

Resolução MEC/CNE/CES nº 06/2018 – Institui Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física e dá outras providências.

Resolução MEC/CNE/CES nº 07/2018 – Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira

Resolução UEL/CEPE/CA nº 39/2021 – Regulamenta a Creditação Curricular da Extensão na Universidade Estadual de Londrina

Resolução UEL/CEPE/CA nº 09/2022 – Projeto Pedagógico do Curso de Educação Física

MATRIZ CURRICULAR

ETAPA COMUM

…”Com um total de 1.600 (hum mil seiscentas) horas, no qual estão concentrados saberes que correspondem às duas profissões, são disciplinas de conhecimento geral, com o objetivo de contribuir com a autonomia do estudante para no início do segundo ano quarto semestre escolher para qual formação específica seguirá para o término do Curso:
bacharelado ou licenciatura. Na etapa comum foram concentradas ainda os 10% da carga horária para créditos relacionados à extensão”.

ETAPA ESPECÍFICA – E.E.

“No início do segundo ano – quarto semestre, o Colegiado de Curso fará uma consulta oficial, por escrito, a todos os estudantes a respeito da escolha da formação que pretendem seguir na formação específica – bacharelado ou licenciatura, com vistas à obtenção do respectivo diploma. A comissão optou em não criar critérios pré-estabelecidos para essa escolha. Portanto, o estudante terá a livre escolha em qual formação específica seguir. O estudante só poderá ser matriculado em uma das formações específicas depois de integralizar as 1.600 (hum mil e seiscentas) horas da etapa comum. Não será permitido ao estudante cursar simultaneamente as duas formações específicas, de acordo com o regimento geral da UEL, Art. 39.”

E.E. BACHARELADO

…”Com 1.800 (hum mil oitocentas) horas, estão concentrados saberes referentes ao planejamento, operação, e avaliação para a intervenção profissional em treinamento esportivo, orientação de atividades físicas, preparação física, lazer, dança, saúde, avaliação física, postural e funcional, gestão na área de Educação Física, todos ligados fora do contexto escolar”.

E. E. LICENCIATURA

Também com 1800 (hum mil oitocentas) horas, …”Nessa etapa para a formação do licenciado estão previstas na Resolução CNE/CES 6/2018.

CREDITAÇÃO CURRICULAR – C.C.

…”Será destinado 10% da carga horária total do curso, 340 (trezentas e quarenta) horas para atividades de extensão. Essa atividade acadêmica deverá ser desenvolvida na etapa comum do Curso fora do turno. São consideradas atividades de extensão as intervenções que envolvam diretamente as comunidades externas à UEL e que estejam vinculadas à formação do estudante. As atividades extensionistas serão desenvolvidas durante a etapa comum do Curso, fora do turno.
As atividades extensionistas, se inserem nas seguintes modalidades:
I – programas;
II – projetos;
III – cursos e oficinas;
IV – eventos;
V – prestação de serviços

AEX INDICADAS

….”Desse total de carga horária, 204 (duzentos e quatro) horas o estudante terá indicação do colegiado em quais projetos poderá participar – AEX indicada, as horas restantes…”

AEX LIVRES

…”136 (cento e trinta e seis) horas são consideradas AEX livre no qual o estudante poderá participar em qualquer projeto de extensão da UEL ou outra atividade prevista na Resolução CEPE/CA 39/2021 e aprovadas pelo Colegiado de Curso.

ATIVIDADE ACADEMICA INTEGRADORAS – AAI – etapa específica Licenciatura

No Projeto Pedagógico do Curso de Educação Física não foi previsto AAC pois a Resolução
específica solicita atividades acadêmicas integradoras AAI. As atividades acadêmicas integradoras estão previstas 60 (sessenta) horas para serem desenvolvidas fora do turno na disciplina “Caracterização Acadêmica e Profissional da Educação Física”.
Os professores responsáveis pelos conteúdos formativos, deverão, nos programas da disciplina, prever e organizar as AAI necessárias ao desenvolvimento da carga horária. Essa carga horária será dividida igualitariamente pelos Departamentos de Educação Física e Estudos do Movimento Humano.

PRATICAS COMPONENTES CURRICULARES – PCC -etapa específica Licenciatura

A atividade prática como componente curricular (PCC), favorece a produção dos conhecimentos de apoio ao processo formativo inicial no âmbito do ensino. A prática formativa deverá ser uma atividade flexível e de múltiplas possibilidades como outros pontos de apoio na formação do estudante, a fim de contribuir para o entendimento das experiências educacionais e profissionais. Esta atividade acontecerá durante a formação específica em bacharelado e licenciatura, em articulação intrínseca com o estágio supervisionado, mas em situações distintas e com as atividades de trabalho de conclusão do curso, concorrendo, conjuntamente, para a formação do profissional de Educação
Física e a formação do profissional docente.

Das 405 (quatrocentos e cinco) horas apenas 15 (quinze) horas estão previstas para serem
desenvolvidas fora do turno e estão sob responsabilidade da disciplina “Práticas Pedagógicas do Movimento Humano na Educação Básica II”, na formação específica licenciatura. As horas de PCC na formação específica do bacharelado será desenvolvida integralmente dentro do turno.

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO – ECO

será desenvolvido durante a formação específica de Bacharelado e Licenciatura. Este compreende uma dimensão curricular obrigatória e se constitui como um espaço formativo no qual todos os conhecimentos construídos durante o curso devem ser transformados em ato educativo e profissional

A atividade do estágio curricular obrigatório I e II será anual, podendo ser realizada individualmente ou em duplas de acadêmicos, conforme regulamento próprio de cada formação específica.

As atividades de estágio serão desenvolvidas nos dois últimos anos do Curso, sendo no terceiro ano – 5º e 6º semestres de ambas as formações específicas, 325 (trezentos e vinte e cinco) horas, divididas em 60 (sessenta) horas para serem desenvolvidas no turno e 265 (duzentos e sessenta e cinco) horas fora do turno de matrícula. No quarto ano – 7º e 8º semestres serão 355 (trezentos e cinquenta e cinco) horas, das quais 60 (sessenta) horas serão realizadas dentro do turno e 295 (duzentos e noventa e cinco) horas fora do turno de matrícula na etapa específica do bacharelado. Na formação específica licenciatura, 90
horas serão realizadas dentro do turno e 265 horas fora do turno de matrícula do estudante.

FORMAÇÃO ESPECÍFICA BACHARELADO: campos e ações de estágio

As atividades devem ser realizadas em unidades com sede no município de Londrina ou região metropolitana, de acordo com o previsto no regulamento específico de estágio, contemplando os campos de atuação do bacharel em Educação Física, nas seguintes categorias de estabelecimentos ou ações: clubes, associações, condomínios, academias, clínicas, unidades básicas de saúde, hospitais, hotéis, colônias de férias, acampamentos e similares, indústrias, empresas de planejamento e prestação de serviços vinculados à
atividade física, instituições de ensino superior, secretarias, fundações e autarquias proponentes de programas e projetos de atividades físicas, recreativas e esportivas.

FORMAÇÃO ESPECÍFICA LICENCIATURA: campos e ações de estágio

As atividades do estágio curricular obrigatório devem ser realizadas em unidades escolares e instituições socioeducativas que atendem crianças, adolescentes, jovens e adultos, com sede no município de Londrina ou região metropolitana, de acordo com o determinado no regulamento específico, contemplando os campos de atuação do professor de Educação Física. Os campos de atuação são representados por instituições de ensino público, privado, filantrópico e gestão educacional, que oferecem os níveis da educação básica e as modalidades de ensino. Necessariamente, as instituições de educação básica e modalidades de ensino que ofertam campos de estágio, devem contemplar a Educação Física como componente curricular, ministrado por professores de Educação Física, e que ofereçam condições adequadas para o desenvolvimento das atividades de estágio. As instituições que atendem crianças de zero a três anos e onze meses, creche e as que atendem crianças, adolescentes em projetos socioeducativos que não tiverem, em seus quadros, professores de Educação Física, deverão designar um professor de outra área
para ser o orientador de campo do estagiário

ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO – ECNO

Os estudantes poderão participar de Estágios Curriculares não Obrigatórios a partir do terceiro ano do Curso – quinto semestre, seguindo as conformidades da legislação específica federal (Lei Federal 6497/77; Decreto-Lei 87497/82; Lei 11788/08) e da UEL (Resolução CEPE 166/08), desde que haja disponibilidade de recursos humanos e infraestrutura por parte da UEL para efetivo acompanhamento dos estudantes.

A carga horária do estágio curricular não obrigatório deverá ser de até 4 (quatro) horas diárias e 20 (vinte) horas semanais. O período do estágio será de até 1 (um) ano, podendo ser prorrogado por igual período. O estagiário poderá receber bolsa ou outra forma de contraprestação, bem como auxílio transporte.

TRABALHO CONCLUSÃO DE CURSO -TCC

…”é uma atividade de natureza monográfica, técnica, científica, pedagógica, filosófica e/ou artística, elaborado a partir da integração entre os saberes advindos das disciplinas do currículo e os saberes de intervenção profissional construídos pelo
estudante ao longo da trajetória acadêmica.

O TCC de Educação Física objetivará atender aos seguintes objetivos na formação dos
estudantes:
I – Experimentar as etapas de elaboração de um relatório técnico-científico em tema relacionado à Educação Física;
II – Realizar a integração de conhecimentos entre formação e campo profissional por meio de pesquisas teóricas e/ou aplicadas;
III – Produzir conhecimento em Educação Física de forma crítica e criativa, articulado às necessidades da comunidade local, nacional e/ou internacional.

As Etapas 1 e 2 de avaliação deverão respeitar os prazos estabelecidos pela Coordenação de TCC e aprovados pelo Colegiado de Curso.