HU inaugura Ambulatório de Fragilidade Óssea do AEHU

CCS


atualizado 4 semanas atrás


Intranet HU

O Hospital Universitário de Londrina (HU-UEL) celebrou, no dia 27 de maio, a inauguração do Ambulatório de Fragilidade Óssea do Ambulatório de Especialidade do HU (AEHU). A implementação deste serviço garantirá que pacientes com 50 anos de idade ou mais, vítimas de fraturas de fragilidade, ao adentrarem o Pronto-Socorro do HU, recebam avaliação segundo o protocolo clínico do Fracture Liaison Service(FLS).

O FLS é uma abordagem coordenada e multidisciplinar de atendimento ao paciente, que otimiza a assistência, oferecendo atendimento especializado, com o principal objetivo de prevenir novas fraturas em pacientes com fragilidade óssea, promovendo o bem-estar e reduzindo custos ao sistema de saúde.

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o vice-reitor, Airton Petris, a diretora do CCS, Andréa Name Colado Simão, a superintendente do HU, Iara Secco, a reitora da Unopar Anhanguera, Flávia Pomin Frutos, além de diretoras do HU, docentes, servidores e estudantes.

Ambulatório de Fragilidade Óssea fica localizado no setor 5 do AEHU e busca otimizar o atendimento através protocolo clínico do Fracture Liaison Service(FLS)

O Ambulatório, já em funcionamento como projeto piloto desde setembro de 2024, fica localizado no setor 5 do AEHU. Esta implementação vem atender uma lacuna significativa no diagnóstico e no tratamento da osteoporose no Brasil, a principal causa da fragilidade óssea.

Segundo o coordenador do Ambulatório de Fragilidade Óssea, Fernando Tadaaki Yabushita, fraturas por fragilidade óssea atingem uma a cada três mulheres e um a cada cinco homens acima de 50 anos de idade. Destes pacientes, 80% não recebem avaliação adequada ou tratamento para osteoporose. Como consequência, 86% podem sofrer uma segunda fratura no prazo de um ano após a primeira.

O coordenador do Ambulatório de Fragilidade Óssea, Fernando Tadaaki Yabushita, aponta a eficiência do FLS na redução de custos e promoção da qualidade de vida.

Com a implementação do Ambulatório e da assistência através do FLS a expectativa é a redução do risco de novas fraturas pelo diagnóstico e tratamento adequado, com a garantia do tratamento farmacológico para osteoporose e do encaminhamento para serviços locais de prevenção de quedas. O modelo, em prática em todo mundo, tem se mostrado eficaz na prevenção de novas fraturas, reduzindo os custos e favorecendo a qualidade de vida dos atendidos.

A expectativa é a redução do risco de novas fraturas pelo diagnóstico e tratamento adequado da osteoporose.
Leia também

Máscara inovadora visa contribuir para proteção de trabalhadores da área da saúde

Edson Vitoretti Agência UEL Durante a pandemia de COVID-19, houve uma conscientização geral da necessidade e dos benefícios do uso de máscaras para a proteção da saúde. A pandemia acabou, e as máscaras saíram de cena e das faces da população. Entretanto, há um contingente de trabalhadores que dependem cotidianamente da proteção desse equipamento: os […]


FORMAÇÃO INTERPROFISSIONAL EM CUIDADO INTEGRAL NOS CICLOS DE VIDA NA REDE DE ATENÇÃO EM SAÚDE

Na manhã desta segunda feira (23/06/25), a Profa. Dra. Ester Massae Okamoto Dalla Costa, Chefe do Departamento De Saúde Coletiva e a Profa. Dra. Suhaila Mahmoud Smaili Santos do Departamento de Fisioterapia, realizaram o acolhimento aos 3 novos profissionais de Angola, que chegaram para a formação integrada com as Residências do Centro de Ciências da […]


UEL MARCA PRESENÇA NO MAIOR CONGRESSO DE COSMETOLOGIA DO BRASIL

A Universidade Estadual de Londrina esteve presente na 37ª edição do Congresso Brasileiro de Cosmetologia, considerado o mais importante evento da área no país. Promovido pela Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC), o congresso foi realizado entre os dias 10 e 12 de junho, no pavilhão São Paulo Expo, em conjunto com a feira FCE Cosmetique, […]


Inscrições para a Feira das Profissões de 2025 permanecem abertas até 20 de junho

Gabriel Chungara* Agência UEL As inscrições para a 13ª Feira das Profissões da UEL seguem abertas até o dia 20 de junho. Neste ano, a Feira, que acontece no dia 1º de julho, faz parte da programação oficial que celebra os 55 anos de criação da Universidade Estadual de Londrina, todos com o mote “Ser […]